A Fundação Municipal de Saúde (FMS) celebrou, nessa segunda-feira (13), a chegada dos novos estagiários extracurriculares em medicina para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Mais de 100 alunos provenientes de diversas instituições educacionais, como a Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Uniredentor/Afya, Famesc, UFRJ e UNIG, foram recebidos em uma cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de Campos.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, participou da cerimônia e deu as boas-vindas aos novos estagiários. “Mais um grande passo que o município dá na formação e na qualificação das pessoas que estão inseridas na área da saúde. Isso é muito importante porque eles iniciam a vida profissional se qualificando dentro das nossas unidades, onde nós atendemos milhares e milhares de pacientes todos os dias. Eles vão desenvolver as habilidades, as competências e agregar conhecimentos de forma que daqui a pouco estarão cuidando das nossas vidas profissionalmente. Então, parabéns, sejam todos bem-vindos, façam bom proveito e sigam as normas dos direitos e dos deveres dos acadêmicos na área da assistência à saúde”, informou.
O presidente da FMS, Arthur Borges, expressou sua satisfação em ver tantos jovens comprometidos com a prática médica ingressando no programa de estágios. “É uma honra dar as boas-vindas a esses talentosos estudantes, cuja dedicação contribuirá significativamente para a excelência dos serviços de saúde”, afirmou Borges.
O médico ortopedista Marcos Gonçalves, o Doutor Maninho, também participou da cerimônia e destacou a importância dessas oportunidades para o desenvolvimento profissional dos futuros médicos. “É um privilégio receber esses estagiários no HFM. Estou confiante de que as experiências práticas serão fundamentais para a formação acadêmica e futura atuação profissional”, declarou.
A acadêmica de medicina Laura Siqueira, que já está atuando na emergência pediátrica do HFM, contou sobre a importância do estágio para a formação profissional. “A cerimônia foi esclarecedora para a gente ter noção dos nossos direitos e deveres como acadêmico dentro da própria unidade. E acho que é uma oportunidade muito boa e necessária, porque precisamos ter o contato com o paciente direto e, estando na linha de frente, conseguimos entender como as coisas funcionam e contribuir para o nosso currículo e a nossa formação médica”, complementou.
Parceria
Com mais de 3 mil vagas disponíveis este ano em diversas áreas da saúde, a FMS reforçou sua parceria com 19 instituições de ensino, oferecendo estágios reestruturados conforme a Lei dos Estágios, com base na Lei nº 11.788/08, Decreto Municipal nº 078/2010, que oferta prioritariamente estágio curricular obrigatório.
No dia 16 de maio, foi a vez de o Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ) e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão receberem seus novos estagiários, dando continuidade a essa jornada de aprendizado e crescimento profissional.
A cerimônia também contou com a participação do Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes; o Superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber; o Médico e Diretor Clínico do HFM, Guilherme Ribeiro, e o médico e diretor do pronto-socorro do HFM, Hugo Calomeni.