Notícia no detalhe
Educação dialoga com Ferroport para futuras parcerias
A empresa apresentou os projetos desenvolvidos voltados para a educação, cultura e esporte
Por: Kamilla Uhl -
Foto: Reprodução / Google Meet - 17/05/2024 - 08:35:13
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, participou de reunião on-line com os analistas de Responsabilidade Social da Ferroport Camile Feydit e Felipe Araújo, nessa terça-feira (14). A empresa é responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra. O objetivo foi apresentar os projetos desenvolvidos pela empresa voltados para a educação, cultura e esporte, visando construir possíveis parcerias com a secretaria, a fim de contemplar os alunos da rede municipal de ensino.
“Já temos parceria com o município de São João da Barra e desejamos ampliar para Campos e São Francisco de Itabapoana. A Ferroport acredita na Educação como um vetor de transformação social e busca constantemente apoiar, patrocinar e incentivar iniciativas que ampliem o acesso à Cultura e Esporte, reforçando nossa estratégia de investimento social ”, disse Felipe.
Tânia afirmou que a Seduct está à disposição e falou da diversidade presente na rede, com 80 creches, 152 escolas funcionando e cerca de 55 mil alunos. Desse total, 98 unidades estão em áreas rurais.
“Sou professora, estou secretária e conheço bem a realidade desta rede, que é enorme e apresenta diferentes realidades. Somos uma grande rede com o maior número de escolas em áreas de remanescentes de quilombos. Portanto, a diversidade está muito presente em nossas práticas pedagógicas. Isso é um prato cheio para quem trabalha com responsabilidade social. Nossa maior preocupação é atender a essas especificidades de cada unidade. O que acontece na região da praia é diferente do que acontece na região Norte, na Baixada e na sede do município, por exemplo”, destacou Tânia.
A secretária destacou que a Seduct já desenvolve outras parcerias com a Receita Federal do Brasil, para desenvolvimento de educação financeira; com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para educação no trânsito; com o sistema prisional, para produção de absorventes para meninas em vulnerabilidade social; projeto Navegando na Poesia, financiado pela Petrobras, que visa promover o acesso à leitura e à escrita por meio de atividades lúdicas; entre outros.
“Desejamos muito ampliar essas parcerias, sim, tanto para beneficiar nossos servidores quanto os alunos. Colocamos à disposição nossa Coordenação de Projetos Pedagógicos, cujas ações complementam as atividades curriculares. Temos alto índice de alunos beneficiados por programas sociais, ou seja, pessoas em vulnerabilidades sociais. Por isso, é importante criarmos projetos relacionados à questão da violência, sexualidade, bullying, etc. Todos esses temas nos interessam”.
Além disso, Tânia falou sobre a necessidade de atender à Educação de Jovens e Adultos (EJA) com projetos visando à inserção no mercado de trabalho. “Esse público precisa de orientação, capacitação e motivação para entrar no mercado de trabalho. Atendemos em torno de 2.500 jovens e adultos. Temos, ainda, cerca de 9.500 alunos adolescentes e gostaríamos de inclui-los nessa parceria, pois esse grupo teen tem febre de viver nesse mundo em transformação”, acrescentou.
Camile explicou que a interface da empresa funciona em contato direto com o Departamento Pedagógico e cada secretaria direciona o trabalho para o público que deseja, conforme as necessidades da rede.
“Também temos parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, ONG Orquestrando a Vida, entre outros”, declarou, lembrando que a Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, empresa privada brasileira que atua no setor de infraestrutura e logística.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/12/2025 10:12:23 Questionário da Educação Infantil no Campo aplicado em Pernambuca e Lagoa de Cima
- 31/12/2025 09:03:43 Visa alerta para o consumo e procedência de alimentos vendidos nas praias
- 31/12/2025 08:08:00 Cidade da Criança: opção de lazer durante as férias escolares
- 31/12/2025 07:55:51 Farol terá oito detectores de metais em pórtico na entrada do palco principal
- 30/12/2025 17:34:05 Crianças dos acolhimentos de Campos celebram Natal e ganham presentes
1
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
3Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
4Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
5Havan retoma plano de expansão com construção de megaloja em Campos
6Prefeitura publica nesta semana o edital do primeiro concurso da Educação com cotas




















