O terceiro ciclo de palestras do “FMS Capacita”, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi realizado no auditório da Prefeitura de Campos, nessa terça-feira (14). O evento voltado para os funcionários das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) reuniu mais de 70 profissionais, visando promover a atualização e capacitação dos servidores em questões relacionadas à segurança no ambiente de trabalho.
O FMS Capacita visa unificar as atividades voltadas para capacitação e atualizações dos servidores da Fundação, reforçando o compromisso com a excelência no serviço prestado à população. A iniciativa, que teve início em 2023, continua a ganhar destaque e relevância, promovendo o desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde em Campos.
A diretora de RH, Adriana Santana, destacou a importância desses eventos, que além de oportunizar mais conhecimento, promovem um melhor trabalho na ponta para a população de Campos e áreas vizinhas. "A adesão dos funcionários tem sido muito boa, demonstrando o comprometimento com o trabalho que executam, além do conhecimento agregado. As palestras propiciam o entrosamento entre as equipes, resultando em um melhor atendimento para a população”, comentou.
Importância das palestras
Uma das palestrantes, Bianca Saraiva, que é gerente de segurança do trabalho, ressaltou a relevância das palestras e treinamentos na mudança cultural em relação à prevenção e à segurança do trabalho. Bianca abordou o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGR), enfatizando a importância de reconhecer, identificar e classificar os riscos no ambiente de trabalho para promover um ambiente mais seguro.
“O gerenciamento de risco é uma coisa muito ampla. Quando o colaborador comunica um acidente, isso já faz parte do gerenciamento de risco. A comunicação é a chave para reconhecer corretamente os riscos e fazer a gestão de forma eficaz”, destacou Bianca.
Além disso, o ciclo de palestras contou com a contribuição de outros profissionais especializados, como Luciana Cordeiro de Araújo Azevedo, bióloga e presidente da CGRSS/HFM, que discutiu o tema do Descarte de Resíduos; Patrícia Pandolfi Sampaio, médica infectologista da CCIH/HFM, abordou a Prevenção de Acidente Ocupacional com Perfurocortante e Material Biológico; Rodrigo Rodrigues de Azevedo, enfermeiro e coordenador do CDIP, apresentou o Fluxograma de Acompanhamento Municipal de Acidentes com Perfurocortante; e Maria Fernanda Martins Arêas, técnica de segurança do trabalho do SESMT, falou sobre a Comunicação de Acidente em Serviço (CAS).
Já a diretora de gestão das UPHs, Bruna Vassimon, enfatizou a importância de capacitar todos os profissionais das unidades, destacando as áreas de enfermagem, medicina e administração. "Os mesmos riscos que ocorrem em um hospital também podem acontecer dentro de uma UPH. Portanto, é fundamental que os profissionais estejam por dentro de seus direitos, deveres e dos recursos disponíveis", afirmou.
Os participantes foram incentivados com um kit contendo bloquinhos de anotação, canetas, certificado e um folder informativo. Além disso, ao término das palestras, desfrutaram de um coffee break.