Equipes da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca estão recolhendo, nesta terça-feira (21), cerca de 20 toneladas de alimentos adquiridos de 42 agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos vão ser distribuídos a 12 instituições sociais do município e aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Farol de São Tomé, Goitacazes e Travessão para serem encaminhadas às famílias assistidas. O PAA beneficia cerca de 10 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
A distribuição, que acontece quinzenalmente, será feita nesta quarta-feira (22). Entre as instituições que vão receber os alimentos estão Lar Fabiano de Cristo, São José Operário, Orquestrando a Vida, Meninos de Ouro, Asilo Monsenhor Severino e Asilo do Carmo. A coordenadora do PPA da Secretaria Municipal de Agricultura, Gleiciane Pimentel, explicou que durante o recebimento, os produtos são pesados e há a verificação da qualidade dos mesmos.
“O PAA é do governo federal e Campos é um dos três municípios do estado do Rio de Janeiro que executa o programa. Temos 105 agricultores familiares cadastrados dos municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Itaocara e Nova Friburgo. Com isso, além de movimentar a economia local do nosso município, Campos está movimentando regionalmente a agricultura. O programa garante que os produtores tenham retorno real e não fiquem nas mãos dos atravessadores, além de terem a segurança de que vão escoar a produção e comercializar os produtos”, disse a coordenadora.
O agricultor Ricardo Correia, de São Fidélis, trouxe a Campos aproximadamente três toneladas de alimentos, entre banana, berinjela, pimentão e pepino.
“Fazer parte deste projeto ajuda muito. É uma venda com que, antes, a gente não contava e, agora, é certa e dá uma boa renda e a segurança de escoar nossos produtos”, falou.
Everson Ferreira, produtor de goiaba de São Francisco de Itabapoana, também consegue escoar sua produção por meio do PAA.
“Quando vendo a goiaba por meio de atravessadores, o valor chega a ser 50% menor do que o que consigo vender de forma direta, como é feito para a Prefeitura de Campos, o que nos ajuda muito e, em contrapartida, eu aproveito a minha vinda na cidade para comprar em Campos os insumos agrícolas. Parte do que recebo, eu deixo em Campos. Todo mundo acaba ganhando”.
A garantia do preço justo é o que faz Gilcimar Botelho percorrer cerca de 200 quilômetros de Nova Friburgo a Campos. “No início eu ficava com medo de não receber, pois a gente entrega e depois é que vem o crédito. Mas a Secretaria de Agricultura de Campos nos paga em dia e até nos avisa quando o valor está na conta. Essa garantia está sendo bem bacana e o melhor é que a Prefeitura primeiro verifica o que temos, e então negociamos o preço e quantidade e assim temos uma troca de confiança. Hoje não travamos tantos produtos”.
Qualidade Nutricional - Os produtos distribuídos às instituições, enriquecem a alimentação oferecida aos assistidos e também ajudam com uma folga no orçamento das mesmas. A nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Cristiane Nogueira, explica que as frutas, legumes e verduras distribuídos mantêm um equilíbrio nutricional.
“Quando os produtos chegam, realizamos a triagem e fazemos a separação a fim que de cada cesta esteja com produtos de qualidades e com a mesma quantidade para cada família. Estamos falando de alimentos que saíram direto da roça, sem atravessadores. São produtos frescos, prezamos muito pela qualidade dos produtos, pois muitas famílias normalmente não teriam acesso a esses alimentos, fundamentais para uma alimentação saudável. Com isso, estamos gerando, para essas pessoas, segurança alimentar e nutricional”.
A Secretaria de Agricultura de Campos recolhe os produtos comercializados pelos agricultores familiares pelo PAA, faz a separação por famílias e promove a entrega dos alimentos quinzenalmente. Em junho, as entregas estão previstas para os dias 5 e 19.