Atletas de Campos conseguiram resultados positivos em diferentes modalidades nesse final de semana em diferentes capitais brasileiras, além de cidades fluminenses e até fora do país. A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), vem apoiando o esporte de Campos através do Auxílio-Atleta, Lei 9.354/2023, que garante a participação de atletas, treinadores, guias e equipes que representem o município em torneios estaduais, nacionais e internacionais.
Foto: Acervo Pessoal
O atleta Wilson Rangel competiu a VI Copa Brasil de Atletismo Master em João Pessoa, na Paraíba. O campista ficou na 1ª posição na prova de revezamento 4 x 200 (misto), 800 m rasos, revezamento medley e com a 2ª colocação nas provas 100 m rasos e 200 m rasos.
No Floripa Fall International Open IBJJF, em Florianópolis, Santa Catarina, 13 atletas de Campos participaram. Os destaques ficaram com Bruno Sales na 3ª colocação na categoria Master 2 – Pesadíssimo – Faixa Preta; Pablo Monteiro com a medalha de prata na categoria Adulto – Leve – Faixa Marrom e Leonnan de Oliveira como vice-campeão na categoria Adulto – Pena – Faixa Azul.
Victor Hugo de Moraes Gomes participou do 12º Grand Prix Ycambi Rnch e da 4ª etapa Copa Sudeste de três Tambores, em Caratinga, Minas Gerais. Nas provas de três tambores, o cavaleiro de 15 anos ficou com o 15º melhor tempo na categoria Jovem B e com o 10º e 16º tempos na Principiante B.
Fernanda Arêas, ex-bailarina do Centro de Artes Madeleine Rosay, atualmente na Cia Jovem Studio Gouveia Coaching e aluna da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, participou do Festival Nacional de Dança de Niterói e ficou na 2° posição no Solo de Contemporâneo e em 3º no Solo de Neoclássico e Pas de Deux. Fernanda foi selecionada para a final brasileira do YAGP, Competição Internacional de Balé Juvenil e Dança Contemporânea.
Paula Morales, mãe da bailarina Fernanda Arêas, ressaltou a importância do Auxílio Atleta nas metas futuras de sua filha. “O auxílio é de grandíssima importância para viabilizar todo esse projeto, visto que as despesas são enormes (figurinos, sapatilhas, inscrições, viagens, alimentação). Somente através dessas competições nacionais e internacionais é que se pode buscar a tão sonhada bolsa em alguma companhia internacional de dança”, disse Paula.
O primeiro turno do Campeonato Estadual Interclubes da regra 12 toques foi disputado com a participação de dois atletas campistas, Fernando Fantinati e Lucas Boa Morte, na equipe União Futmesa, além de Vasco, América, Friburguense, Fluminense e Flamengo. A equipe dos botonistas de Campos ficou na 6ª posição.
No Chile, o bodyboarder do Farol de São Tomé Luan Barcelos competiu no Festival de Bodyboard Antofagasta, etapa do Circuito de Mundial de Bodyboarding, e foi desclassificado no round 2. Na etapa anterior, Iquique Bodyboard Pro, também no Chile, Luan ficou no top 10.
Luciano Viana, presidente da Fundação Municipal de Esportes, se entusiasmou pelos resultados alcançados pelos atletas de Campos. “Eu, como ex-atleta, sei o quanto é importante poder competir em alto nível, e poder proporcionar essas experiências aos nossos competidores é de uma alegria imensa. A FME está de portas abertas para receber todos que precisam do Auxílio Atleta”, afirma Luciano.