Notícia no detalhe
Plano de gestão de resíduos sólidos vai ser discutido em audiência pública
A audiência vai acontecer na Câmara Municipal de Campos
Por: Angélica Paes -
Foto: Catarine Barreto / Divulgação - Arquivo SECOM - 23/05/2024 - 09:11:01
Dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da Lei 12.305/2010, o município de Campos segue avançando na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. No próximo dia 3 de junho, às 14h, acontece a audiência pública para a consolidação do plano de gestão, na Câmara Municipal de Campos.
Para a criação do plano, foram realizadas duas oficinas técnicas com a participação de representantes da Subsecretaria de Meio Ambiente, das cooperativas de catadores, de concessionárias e empresas ligadas a resíduos sólidos. A elaboração do plano está sendo feita por meio de uma cooperação técnica entre a Prefeitura e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).
O subsecretário de Meio Ambiente, Renê Justen, relatou que a escolha da Câmara foi feita por ser a Casa do Povo e para ter a participação dos vereadores. Após aprovação técnica da Prefeitura e da AGEVAP, o documento será encaminhado para a Câmara Municipal como projeto de lei, para que possa ser aprovado e depois sancionado.
Entre os pontos a serem discutidos estão a coleta seletiva e domiciliar, aterro sanitário, a identificação da quantidade dos resíduos gerados e das práticas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final.
“Temos uma central de tratamento de resíduos com qualidade, uma das melhores no país. Temos um vazadouro de lixo remediado e uma estrutura de lixo de elevado padrão. Vamos apresentar isso tudo e também o que ainda está pendente, a fim de definir uma política de ação”, pontua o subsecretário.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um documento fundamental que estabelece diretrizes para o gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos gerados pelo município. Ele define as estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, com o objetivo de evitar descartes e destinações inadequadas que possam causar poluição ambiental e impactos negativos à saúde pública.
Últimas Notícias adicionadas
1
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















