Na manhã ensolarada deste sábado (25), moradores de Goitacazes, na Baixada Campista, acompanharam a cerimônia de reinauguração da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, na Praça da Paz. O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, cumprimentou a população e, em seguida, participou do ato de reabertura do espaço.
O desenlace da fita e o descerramento da placa com o marco da entrega da reforma, contaram com as participações da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos e da filha de José Cândido de Carvalho, Laura Lione Carvalho dos Santos.
“Fico feliz em estar reescrevendo as páginas da história de nossa Campos, para que as novas gerações possam ter uma cidade melhor, com lugares que representam a identidade de cada território. Quero deixar os parabéns aos profissionais da FCJOL, na pessoa de sua presidente, Fernanda Campos, pelo maravilhoso trabalho de preparação dos espaços da Casa de Cultura, totalmente repaginada. Nossa convidada especial, Laura Carvalho dos Santos, filha de José Cândido de Carvalho, que nos honra com sua presença, seguramente está feliz com essa reabertura do espaço que leva o nome de seu saudoso pai, um dos ícones da cultura brasileira, filho de nossa terra. Viva Goitacazes, seu povo e sua história”, disse Wladimir Garotinho.
A presidente da FCJOL, Fernanda Campos, também manifestou a emoção vivida nesta manhã, com a reabertura da primeira Casa de Cultura do município.
“Quando iniciamos o seu governo, prefeito Wladimir Garotinho, encontramos essa Casa de Cultura destruída, sem qualquer condição de uso pelos agentes culturais da cidade. Hoje, depois de uma reforma digna, temos o prazer de entregar um espaço novo. Estamos falando de um equipamento que é a porta de entrada da nossa Baixada, um lugar de pessoas talentosas e valorosas, a partir de agora reaberto, novamente à disposição da comunidade. Participem das atividades, dos nossos cursos, frequentem a biblioteca, peguem esse lugar, o pertencimento que ele merece ter com vocês e vocês com ele”, pontuou.
Para Laura Lione Carvalho dos Santos, filha de José Cândido, prestigiar o evento foi uma grande alegria.
“Com grande emoção que aqui estou. Com essa homenagem, trazemos a lembrança de meu pai, um momento de muita felicidade. Fico honrada com o fato de que ele ainda é muito bem lembrado, em sua terra natal. Ele deixou um legado eterno e eu tenho a honra de dizer, para as novas gerações, que meu pai foi um escritor brilhante, com obras que até hoje são consideradas obras-primas da literatura brasileira", afirmou a herdeira do imortal da Academia Brasileira de Letras, que presenteou o prefeito com um exemplar de “O Coronel e o Lobisomem”, obra de maior sucesso de seu pai.
Depois da inauguração, Wladimir visitou os espaços da Casa de Cultura. No “Espaço de leitura, pesquisa e desenho”, o prefeito e a primeira-dama fizeram desenhos junto com as crianças, que já se divertiam no novo espaço, pensado para elas.
COMUNIDADE SATISFEITA – Entre os munícipes que acompanharam a cerimônia de inauguração da Casa de Cultura de Goitacazes, estava Damiana da Silva da Conceição, moradora do distrito. “Estou muito feliz com a reinauguração, pois voltaremos a frequentar o espaço cultural daqui. Eu já me inscrevi nos cursos de Pintura e Costura, que serão realizados na Casa, pela FCJOL, pois já produzo peças e quero aprimorar”, comentou.
Odisseia Nunes Pessanha também foi prestigiar a festa da reabertura do espaço cultural, do qual sempre foi frequentadora. “Sou nascida e criada em Goitacazes e estava com muita saudade da Casa de Cultura, pois sempre fazia os cursos que a Fundação oferecia. Agora, com a reabertura, vou voltar a frequentar o espaço e quero presenciar cada atividade”, disse.
UBS E BAIRRO LEGAL PARA GOITACAZES – Durante a cerimônia de reabertura da Casa de Cultura, Wladimir Garotinho anunciou novidades para Goitacazes. “Entre as obras que nós conseguimos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), junto ao Governo Federal, está uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para Goitacazes, a ser construída aqui, no Centro do distrito. Seguimos empenhados em melhorar a qualidade de vida dos moradores daqui”, anunciou o prefeito.
Ainda em seu discurso, Wladimir anunciou novas obras do Bairro Legal, desta vez na Vila Romana e em Bugalho. “Em abril, na inauguração calçadão do Parque Nova Goitacazes, anunciei o Bairro Legal do Parque Real. Hoje, trago a notícia da chegada do projeto a Vila Romana e Bugalho, que terá seu lançamento oficial em breve”, frisou.