Notícia no detalhe
Dia do Psicólogo é antecipado com evento comemorativo
Em comemoração ao Dia do Psicólogo, a equipe de psicologia do Hospital Ferreira Machado (HFM) promoveu na manhã desta sexta-feira (26) uma série de palestras e mesas de discussão com a temática “CTI Humanizado: Entre Cuidar e Tratar”. O evento comemorativo lotou o auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
Na abertura, o Superintendente de Administração e Finanças, Carlos Filipe Lopes, que representou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Chicão, falou sobre a integração profissional.
— Vivemos o momento de uma nova realidade com a expansão das ações da FMS. Vem aí um novo CTI com 40 leitos e esse profissional e o papel do psicólogo será cada vez mais abrangente — disse Felipe.
As temáticas de trabalho foram abertas, às 9h, com a mesa “A equipe interdisciplinar no CTI – a interação como dispositivo de cuidado”, mediada pela psicóloga Vânia Maria Rocha Tatagiba. Às 11h, outra rodada de discussões intitulada “Intervenções do psicólogo na UPG do Pronto Socorro”, moderada pela psicóloga Valesca do Rosário Campista e encerrando o evento comemorativo a palestra “O CTI humanizado” com médico Sérgio Kiffer, chefe do CTI do Hospital São José do Avaí.
A coordenadora de psicologia do HFM, Denise Saleme Maciel Gondim, comentou sobre a escolha do tema. “CTI Humanizado: Entre Cuidar e Tratar nos leva a reflexões sobre a expansão do Centro de Tratamento Intensivo do HFM e como o psicólogo deve ter presença ainda mais efetiva, sendo um interlocutor da equipe interdisciplinar que trabalha cuidando desse paciente internado no CTI”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
0711 19h34City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















