A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) iniciou a entrega dos certificados, nesta segunda-feira (3), a 847 professores da rede municipal de ensino que fizeram a capacitação internacional da Eduten. Com isso, os profissionais ficam habilitados pela Eduten Finlândia a utilizarem a plataforma para o ensino da matemática gameficada nas escolas de Campos.
A capacitação foi realizada de forma on-line entre maio de 2023 e maio de 2024, de acordo com o diretor Pedagógico da Eduten, Arnaldo Vhieira. “Essa certificação chancela a utilização da plataforma. Todos os professores cadastrados passam por essa capacitação online inicial de 30h e, ao final, recebem o acesso a suas turmas e ficam habilitados pela Eduten Finlândia a utilizar a plataforma, aprender a acessar, liberar as lições dos alunos, gerenciar o desempenho dos estudantes por meio dos relatórios de desempenho e pedagógico. Enfim, dá a eles essa habitação para trabalhar junto à plataforma. Foram 12 meses de capacitação e há outros professores em processo que, em alguns meses, também receberão a certificação”, informou.
A secretária de Educação, Tânia Alberto, destacou que a aplicação do Eduten se tornou viável principalmente graças à oferta de tablets para uso dos alunos em sala de aula. “É essencial que nossos educadores participem desse momento para que possam ter ainda mais ferramentas de trabalho, a fim de proporcionar aos alunos aulas mais dinâmicas, divertidas e, dessa forma, despertando nas crianças a vontade de aprender”, explicou Tânia.
Eleonora Vasconcelos, pedagoga e integrante da Equipe de Monitoramento da Seduct, foi uma das contempladas. Ela atua nas unidades escolares no tratamento de dados de resultados pedagógicos, visando acompanhar o progresso e identificar as áreas que necessitam de maior atenção.
“A participação no curso de Formação Eduten para Educadores foi muito importante para entender o processo de organização, enturmação e planejamento do educador, bem como acompanhar os avanços de sua turma. A participação de todos os pedagogos de escola foi de grande relevância, já que nos cabe o envolvimento e apoio aos educadores, tendo em vista ser esse programa uma ferramenta lúdica que fortalece a base matemática de nossos alunos”, disse Eleonora.
Natália Sobrinho é professora na Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, atua no Laboratório de Tecnologias Digitais, coordena o projeto de computação do 6º ao 9º ano, e também aprovou.
“Sem dúvida essa certificação internacional vem a contribuir com nossa prática docente. Acredito que essa é uma ferramenta de grande valia tanto para professor em sala de aula quanto para os alunos. Estamos inseridos em um mundo digital, tudo que envolve tecnologia e um ambiente gameficado chama a atenção dos nossos alunos e eu percebo esse interesse em acessar e participar daquilo que é proposto. Temos agora o primeiro torneio de matemática e muitos alunos também estão acessando de casa, demonstrando interesse. Que esse seja um marco muito significativo para o aprendizado da matemática em Campos”, declarou.
FERRAMENTA
O Eduten é um caderno digital de matemática gameficada, usado em vários países e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação e que tem feito sucesso em todo o mundo. A ferramenta é utilizada como recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.
CEO da Pro4edu, distribuidora do Eduten Brasil, Patrícia Probst do Amaral, disse que a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está trazendo o método líder mundial no ensino da matemática, com prêmios internacionais da Unesco e Unicef para a realidade campista.
“O treinamento dos docentes é, sem dúvida, uma parte significativa do processo de implantação do Eduten, que terão acesso a esta ferramenta incrível, que os levará à diminuição das demandas operacionais, fazendo o trabalho se tornar muito mais estratégico e prazeroso para os alunos. Estamos muito confiantes no trabalho conjunto entre a Seduct e o Eduten Brasil para aprimorar a matemática em Campos dos Goytacazes”, explicou.