Nesta sexta-feira (7), uma parceria firmada entre a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Empresa Aliseo S.A. vai permitir a contratação, por dois anos, de 13 jovens aprendizes. Eles serão admitidos na modalidade de cota alternativa, que permite que órgãos públicos recebam jovens contratados por empresas que precisam ter aprendizes, em cumprimento a Lei Federal 10.097/2000, mas não possuem local adequado para a experiência prática.
O termo de parceria que garantirá a empregabilidade desses jovens foi assinado pelo prefeito Wladimir Garotinho, pelo secretário de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, pelo gerente de operações da Aliseo S.A., Marcus Vinícius Paes, e pelo gerente regional de atendimento do CIEE, Humberto Lima Júnior. Também estiveram presentes à cerimônia, realizada no auditório da Prefeitura, a gerente de Recursos Humanos da Aliseo S.A., Fernanda Borges; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), José Francisco Rodrigues; e o vereador Anderson de Matos.
Após dar boas-vindas aos jovens, cumprimentando cada um deles com um aperto de mão, o prefeito explicou aos presentes como a Prefeitura chegou nesse momento. “Eu me lembro que no ano passado foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores, com a presença do Ministério Público do Trabalho, onde a Prefeitura se colocou à disposição para receber os jovens aprendizes, seja por uma incapacidade técnica das empresas, como é o caso da Aliseo, por conta dos riscos no ambiente de trabalho, ou por falta de espaço nos estabelecimentos para que esses jovens possam trabalhar”, contou o prefeito.
Wladimir aconselhou os jovens a não terem medo de perguntar. “Vocês só serão brilhantes se derem o melhor de si. Todo emprego é digno e a gente só chega aonde quer chegar por nossos próprios méritos. A porta foi aberta e agora depende de vocês. Desejo a todos um futuro promissor”, afirmou o prefeito, ressaltando que: “Muitas vezes, se diz que não tem emprego. O último Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que saiu este mês apontou que Campos foi a terceira cidade do estado que mais gerou empregos, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Então não está faltando emprego, mas quem queira o emprego ou tenha qualificação. Campos está crescendo, porque a iniciativa privada voltou a acreditar na cidade que, de acordo com o último número oficial, foi a quinta do estado que mais abriu empresas em 2024”.
O gerente de operações da Aliseo S.A., Marcus Vinícius Paes, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura.
“Essa parceria demonstra a preocupação do prefeito Wladimir na inclusão dos jovens no ambiente de trabalho. Eles terão um primeiro contato com a indústria de uma forma geral. Como somos uma empresa que presta serviços para a Petrobras, seria difícil eles fazerem esse estágio na própria empresa, devido à logística, à exposição aos riscos e ao fato de que eles têm que continuar os estudos”, explicou Marcus Vinícius, gerente da empresa que funciona nas dependências do Porto do Açu.
Já o secretário de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, explicou que os jovens serão absorvidos pela secretaria.
“Estamos tendo a oportunidade de firmar o primeiro termo de cooperação junto ao CIEE e a empresa Aliseo, para que possamos fazer a parte laboral do jovem aprendiz. É uma experiência que a gente pretende multiplicar para outras secretarias a fim de dar oportunidade a outros jovens de estarem exercendo a sua primeira experiência profissional”.
Experiência essa que a estudante do Colégio Estadual do José do Patrocínio, Kaylane Pessanha da Silva de Souza, 18 anos, está ansiosa para adquirir. Kaylane, que é uma das 13 jovens aprendizes, contou estar bem feliz com a oportunidade. “Não vejo a hora de começar a trabalhar. Considero uma grande conquista”, disse.
O gerente regional de atendimento do CIEE, Humberto Lima Júnior, afirmou que os jovens foram selecionados por meio de um processo seletivo feito pelo CIEE no mês passado. “Essa colaboração que estamos tendo para a empregabilidade desses jovens é muito importante para o nosso centro”, disse Humberto, destacando, para o prefeito, que o CIEE pode também orientar a Prefeitura na contratação de aprendizes. “Me coloco à disposição do senhor, prefeito, para conversarmos sobre esse assunto”.