Cerca de 48 mil maletas do Projeto Biblioteca em Casa foram adquiridas para alunos da rede municipal de ensino, visando contemplar turmas do Pré-escolar II ao 9º ano de escolaridade. Por meio dele, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) oferece maletas contendo exemplares de diferentes livros paradidáticos da Literatura Brasileira, de acordo com a faixa etária, que poderão ser levados para casa, de modo a permitir a leitura não somente por parte dos alunos, mas também por seus familiares e professores.
Na semana passada, a secretária de Educação, Tânia Alberto, realizou a entrega de dezenas de exemplares na Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, em Tocos, beneficiando os estudantes da educação infantil.
De acordo com ela, o projeto foi elaborado em duas etapas. A primeira distribuiu, no início de 2023, de 18 a 20 títulos a todos os alunos do 2º ao 9º ano. E a segunda etapa está acontecendo agora em 2024 com a distribuição de 12 títulos para alunos da pré-escola, 1º e 2º anos.
“As obras para o público dos anos finais do ensino fundamental contam com clássicos da literatura brasileira e traduções de clássicos da literatura internacional adequados à faixa etária desses alunos”, informou Tânia.
Tânia explicou que, neste ano, foram adquiridas mais 12.147 unidades das maletas para as turmas de 1° ano e 5.990 unidades para as turmas de 2° ano. Ela citou alguns exemplos de obras contidas na caixa, como por exemplo: Vira-Lata, Esperança no Morro Azul, Um Bichinho Só pra Mim, O Pato Poliglota e Ah, Cambaxirra, se eu pudesse.
“Também compõem as maletas as obras: Bichodário – Acalanto; Numeródromo – Acalanto; Quero abraço, o que é que eu faço?; Então quem é?; Travesseiro travesso; Restaurante Animal; Letras, palavras, histórias, memórias; Janelas; A Chuvarada; O alfaiate valente; Ayobami e o nome dos animais; e Cadê o livro que estava aqui?”, destacou a secretária.
Diretor da instituição, Luiz Augusto Bernardo de Souza afirmou que as maletas são um recurso pedagógico que ocupa um espaço fundamental no processo de ensino-aprendizagem, já que funciona como um fio condutor para as interações. “Ao mesmo tempo, funciona como uma ferramenta potencializadora da relação entre professores e estudantes. Como gestor dessa unidade fico feliz com a manutenção das entregas desse riquíssimo material desde o ano passado pela Seduct”, disse.
Pedagoga da unidade, Madalena Faria disse que o projeto é de grande relevância no processo de alfabetização do aluno. “É uma forma de oportunizar o acesso, manuseio de uma ferramenta importantíssima, que facilita, estimula a criatividade, o ler, a leitura de mundo, o escrever desses alunos que, em algum contexto, não têm esse privilégio. A entrega das maletas aos alunos do P2 ao 2° ano foi muito gratificante, emocionante ao ver o brilho e encanto em seus olhinhos ao se depararem com um material tão rico”, comentou.
O projeto
O projeto visa aumentar a interação Família X Escola, democratizando a leitura, ampliando e fortalecendo os vínculos familiares; articular os saberes escolares com as leituras adicionais orientadas pelos professores em projetos de leitura diversos; proporcionar a ampliação da formação continuada de professores e demais profissionais das escolas e creches com leitura e reflexão sobre a prática em projetos de formação com a leitura técnica na própria rede municipal. Visa, ainda, melhorar o desempenho educacional dos estudantes, reduzindo as taxas de reprovação, e melhorar o desempenho em leitura, compreensão e produção de textos.
O acervo bibliográfico é adequado por idade e nível de escolaridade, aprovado pelo Departamento Pedagógico da Seduct. A medida busca o cumprimento de várias metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação, com a proposta de melhorar o desempenho geral da rede municipal de ensino e o domínio da leitura, dentre outras habilidades.
O rótulo da maleta traz um QR Code que direciona para o link do Portal de Aprendizagem Eficiente (PAE) da Seduct, em cujo sítio eletrônico qualquer cidadão pode acessar os objetivos e metas do projeto. Acesse
aqui.