A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) promoveu a Cerimônia de Premiação e Encerramento dos bolsistas do Programa Mais Ciência, no XVI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), na última sexta-feira (14). Realizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal Fluminense (UFF), o evento aconteceu de segunda (10) a sexta-feira, no Centro de Convenções da Uenf, e contou com a participação dos acadêmicos do Programa.
Estiveram presentes a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, e a gerente de Programas e Parcerias, Leonora Tinoco, coordenadora do Mais Ciência. Leonora explicou que no atual ciclo os 54 projetos se dividem entre aqueles que iniciaram a pesquisa no ciclo anterior, em 2022, e estão dando continuidade neste ano, e os projetos novos, com pesquisas iniciadas em 2024.
As avaliações foram realizadas de formas distintas para que todos estivessem em igualdade de condições. Dentre os projetos antigos, quatro obtiveram a mesma pontuação e receberam um certificado de Menção Honrosa.
“Para além da pesquisa: divulgação e possibilidades do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campos dos Goytacazes”, da autora Mila Da Rocha Gomes, sob a orientação da professora Beatriz Corsino Pérez, da Universidade Federal Fluminense, atuando em parceria com Seduct.
“Infraestrutura Urbana para Mobilidade Ativa: Estudo qualitativo em Campos dos Goytacazes/RJ”, da autora Layla Fernandes Rocha Soares, sob a orientação da professora Danielly Cozer Aliprandi, do Instituto Federal Fluminense, atuando em parceria com o IMTT.
“Cartilha sobre os usos do cinema brasileiro nas escolas municipais de Campos dos Goytacazes”, do autor Jefferson Lucas da Cruz Levino, sob a orientação do professor Heitor Benjamin Campos, do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), atuando em parceria com a Seduct.
“Mapeamento das edificações nas áreas de risco frente à erosão costeira na orla marítima de Campos dos Goytacazes”, da autora Fernanda Corrêa Cécio, sob a orientação do professor Eduardo Manuel Rosa Bulhões, da Universidade Federal Fluminense, atuando em parceria com a Defesa Civil.
Dentre os projetos novos, o primeiro lugar foi para “Como a massa de pão cresce? Uma proposta para a investigação experimental da fermentação alcóolica”, do autor Gabriel Vieira de Azevedo, sob a orientação do professor Milton Baptista Filho, do Instituto Federal Fluminense, atuando em parceria com a Seduct.
O segundo lugar foi para “O Olhar da Mente: Mostra Itinerante de Fenômenos Perceptuais Ilusórios como Estratégia de Alfabetização Cientifica no Ambiente Extraclasse”, da autora Shaiany Lanes Ferreira, sob a orientação do professor Santiago Domingo Martinich Leal, da Universidade Federal Fluminense, atuando também em parceria com a Seduct.
E em terceiro lugar “Responsabilidade Ambiental: O Descarte Irregular dos Resíduos da Construção Civil e Suas Consequências para a Cidade de Campos dos Goytacazes”, do autor Esthevão Vieira Cesar da Silva, sob a orientação do professor Niander Aguiar Cerqueira, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, atuando em parceria com Defesa Civil.
“Participar do Confict é uma oportunidade única. Nossa sessão de banners exclusiva do Mais Ciência atraiu um grande público, já que as temáticas de todos os projetos se relacionam com o município e, portanto, são de interesse de todos. As avaliações realizadas dão um melhor direcionamento às pesquisas e contribuem para eventuais ajustes. Estão todos de parabéns pelas apresentações”, declarou a coordenadora Leonora.
O Programa
A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora, falou dos avanços da pasta.
“Essa chegada da ciência e tecnologia foi muito importante para mudar a educação do nosso município. A Subsecretaria de Ciência e Tecnologia trabalha hoje com os editais de Economia Criativa, Startup Campos, Mais Ciência e Mais Ciência na Escola, montamos os laboratórios digitais, realizamos oficinas, etc. Vale ressaltar, ainda, a formação continuada em Tecnologias e Mídias Digitais, Fundamentos do Google para Educação; Fórum de Educação, Ciência e Tecnologia; Laboratório Móvel Viajando na Ciência; projeto Estação Educação, com aulas disponíveis a todos; criação da Escola de Formação de Educadores (Efem), entre outros. Tudo isso é importante para o crescimento de nosso ensino-aprendizagem", pontuou Suzana.
O objetivo do programa é apoiar, por meio da concessão de bolsas e de taxas de bancada, o desenvolvimento de projetos acadêmicos de interesse das secretarias, subsecretarias e demais órgãos da Prefeitura, contribuindo para a formação dos estudantes universitários e articulando as pesquisas científicas com o processo de desenvolvimento socioeconômico do município.
Os participantes são estudantes do ensino superior, de universidades públicas e privadas de Campos, que receberam bolsas de R$ 700/mês, além de taxa de bancada para o professor orientador de R$ 1.500. Neste ciclo, a secretaria aumentou o valor da bolsa, equiparando com a tabela do CNPq e de demais órgãos de fomento estaduais e federais.