Visando adequação do funcionamento e evolução dos serviços, a nova equipe da Subsecretaria de Regulação em Saúde foi apresentada aos coordenadores de departamentos e encarregados de unidades de saúde do município. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (19), no Auditório do Conselho Municipal de Saúde, e teve como principais pontos o planejamento das atividades; a discussão sobre a implementação do novo sistema e a troca de experiências na assistência à população, entre outros assuntos de interesse geral que impactam diretamente na qualidade do atendimento aos usuários.
O encontro foi conduzido pela diretora de Regulação de Atenção Ambulatorial, Rubia Helena Fonseca de Faria, e também contou com as presenças do subsecretário de Regulação em Saúde, Arthur Borges; do diretor de Gestão e Contratualização, Gilberto Nunes; do gerente de Regulação de Procedimento Ambulatorial, Thiago Silva Pereira; do diretor de Regulação de Atenção Hospitalar, Randis Monteiro da Silva, entre outros presentes.
Para Rubia, a reunião teve como propósito estabelecer vínculos com os encarregados, visando oferecer um tratamento mais acolhedor e resolutivo aos pacientes. A diretora apontou para as mudanças na subsecretaria, com a descentralização da direção do núcleo, enfatizando que as responsabilidades foram divididas entre diferentes membros da equipe para melhor organizar o serviço. Além disso, foram implementadas novas estratégias para agilizar o atendimento, incluindo o horário de abertura do local, passando de 8h para as 7h, e a designação de fluxistas para lidar com a demanda inicial e estruturação para resolução das demandas acumuladas de consultas e exames.
“O Departamento de Auditoria, Controle e Avaliação, que agora é a Subsecretaria de Regulação em Saúde, apesar das nomeações, trabalha em equipe. Foi feita apenas uma descentralização para que possamos organizar o serviço e continuar resolvendo todas as demandas desses pacientes. Então, estamos melhorando o fluxo de atendimento, onde colocamos duas fluxistas, para tentar diminuir a fila e o tempo de espera dessas pessoas. Quanto às demandas reprimidas, pretendemos resolver da melhor maneira e o mais rapidamente possível, levando em consideração as possibilidades e ofertas de serviços disponíveis no município”, salientou.
A diretora também falou sobre a capacitação para utilização do novo sistema operacional do Núcleo, que terminou na semana passada, mas devido a algumas dúvidas em relação ao programa, foi estabelecida uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Guarus, para oferecer mais treinamentos. “Estamos aguardando a disponibilidade do laboratório de informática para definir novos horários. O objetivo é capacitar todos os funcionários para utilizar o novo sistema, que será implementado em todo o município”, reiterou Rubia, destacando que o pré-agendamento no site da Prefeitura e as referências para as unidades de saúde continuam da mesma forma.
A encarregada da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Martinho, Jaqueline Viana Manhães, disse que a reunião foi bastante positiva. “Estou muito otimista com as mudanças propostas e acho importante a organização na área de marcações para melhorar o atendimento aos pacientes. Outro ponto que eu achei relevante foi a divisão entre ambulatório e hospital, pois trará mais organização e desenvolvimento para as unidades de saúde, desafogando também o Núcleo”, enumerou.