A Prefeitura de Campos foi premiada, nesta quarta-feira (26), pela participação no projeto Prefeitura Empreendedora, do Sebrae. O prêmio foi entregue durante a terceira edição do Projeto “Caminhos para o Desenvolvimento RJ”, promovido no Rio de Janeiro. Entre outros eixos de atuação, Campos se destacou entre os municípios fluminenses pelas políticas públicas de apoio ao empreendedorismo, desburocratização, incentivo aos micro e pequenos negócios e geração de empregos.
“O Prefeitura Empreendedora é mais um ponto de referência em boas práticas do Sebrae em nível nacional que estamos implantando na nossa cidade. Este prêmio é um avanço importante, que reconhece todo o esforço feito pelo prefeito Wladimir Garotinho para fortalecer a economia de Campos, com geração de emprego e renda para a população. O bom resultado é fruto da ação conjunta de várias secretarias. Estamos muito felizes com esse reconhecimento, e vamos avançar cada vez mais em boas práticas de gestão no nosso município”, disse o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust.
Num painel dedicado à apresentação de resultados, Felipe Knust fez um resumo das principais ações desenvolvidas pela Prefeitura de Campos a partir de 2021. Entre os destaques, está a geração de 10.032 empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. Depois de registrar saldo negativo de 1.280 vagas em 2020, Campos avançou com a abertura de 1.280 postos de trabalho em 2021, 4.089 postos em 2022 e 4.008 em 2023. Neste ano, o saldo positivo até maio foi de 655 vagas.
Outro destaque foi a formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs). O número saltou de 28.252 MEIs no final de 2020 para 37.201 em dezembro de 2023 — um aumento de 31%. Esse crescimento se deveu a diversos fatores, como a revitalização do Espaço do Empreendedor, que hoje funciona em sinergia com vários órgãos de governo num ambiente integrado, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira. Em 2022, o trabalho foi ampliado com a criação de um núcleo no Farol de São Tomé.
Felipe também citou o aumento no número de empresas abertas no município, a abertura de uma sala da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a adesão de Campos à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), em 2021, que permitiu ao município reduzir de um mês para um dia o tempo médio de emissão do alvará. No caso de atividades de médio e baixo risco, o alvará é emitido em apenas 40 minutos.
“Nosso compromisso com o desenvolvimento de Campos promoveu um ambiente muito mais favorável aos novos investimentos e fortalecimento dos empreendimentos locais. Graças ao esforço da gestão Wladimir e à parceria de sucesso com o Sebrae, estamos percebendo um avanço na criação de oportunidades e diversificação das atividades econômicas. Continuaremos trabalhando incansavelmente para fortalecer a economia e garantir um futuro próspero e sustentável para os cidadãos”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva.
O coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche, destacou as agendas de sucesso, parcerias e o compromisso de Campos com o desenvolvimento do pequeno negócio local como um grande impulsionador da economia.
“Isso faz com que a gente mire um futuro cada vez mais promissor e produtivo”. Segundo ele, o Sebrae em Campos também tem trabalhado a educação empreendedora nas escolas, incentivando as crianças e jovens a tomar decisões cada vez mais exitosas e futuramente possam empreender com sucesso e responsabilidade. “Tenho a certeza de que o município de Campos, o prefeito e seus secretários estão comprometidos em fazer essa sociedade dar certo”, disse Guilherme.