Na noite dessa quinta-feira (27), a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), inaugurou obras de ampliação em duas unidades escolares do município.
A primeira foi a Escola Municipal Professor Walter Siqueira; em seguida, foi a vez da Creche Escola Professora Ruth Chagas, ambas situadas no Parque Julião Nogueira.
A entrega foi feita pelo prefeito Wladimir Garotinho e pela secretária de Educação, Tânia Alberto. Também estavam presentes o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, e as gestoras das unidades, Rosemara Fiuza e Kely Barros.
O prefeito informou que na Escola Walter Siqueira foram construídas mais cinco salas de aula. A unidade tem aproximadamente 700 alunos e com a obra vai poder atender cerca de mil crianças.
“Antes desta gestão a cidade não tinha nem nota do Ideb, pois não tínhamos dado da Educação no sistema. Agora estamos fazendo a educação acontecer. Este é um marco para a educação em Campos e é fruto do nosso trabalho árduo e compromisso. Para fazer essa construção, fomos atrás do que tinha de melhor. Serão quase 30 unidades ampliadas nesse modelo e poderemos chegar a cerca de 60 mil alunos na rede. Nossas ações estão sendo aplaudidas em todo o país e, para comprovar isso, o Governo Federal está lançando agora um programa similar ao que já desenvolvemos em Campos: o mais Ciência na Escola. Temos investido muito em ciência e tecnologia e, graças a isso, temos recebido prêmios pelo desempenho dos alunos. Na Educação de Campos os alunos têm robótica, tablets e os professores têm chromebooks”, disse o prefeito.
Já na creche, com a obra de ampliação modular, a unidade ganhou mais cinco salas, uma delas será a brinquedoteca. A unidade tem atualmente 168 estudantes. Com a ampliação, vai atender cerca de 210 alunos, no total.
“Temos uma equipe que sonha a educação e faz acontecer com muita esperança. Para o sonho se tornar realidade ele precisa de liderança. E sob a liderança do prefeito Wladimir Garotinho e do ex-secretário de Educação, Marcelo Feres, tudo isso se tornou possível. Essas duas inaugurações são apenas o início da nossa grande expansão da rede. Vocês vão ver muito mais acontecendo, porque temos projeto”, declarou Tânia.
Aprovação
A comunidade escolar aprovou os investimentos. Luíz Carlos Guimarães, pai de Lion Carlos Rodrigues, 3 anos, disse que ficou surpreso com a nova estrutura. “Ficou tudo muito bom, estou surpreso com a qualidade da obra. Como pai, fico mais tranquilo por saber que as crianças estarão estudando numa escola de qualidade. Agora vai ter mais vagas e isso é muito importante”, disse.
Verônica Feliciano, mãe de Nickolas Samuel, 1 ano, concordou. “Amei tudo, ficou lindo demais. A Prefeitura está de parabéns, com certeza vai oferecer mais dignidade para as crianças, pois a estrutura está excelente. Quero trazer meu filho pra cá em breve”, comentou.
A gestora Rosemara agradeceu pela nova estrutura: “Agradeço a Deus por sermos os primeiros contemplados com a ampliação por construção modular, dando qualidade melhor de ensino e conforto aos nossos alunos. Também vamos poder aumentar a quantidade de alunos, pois nossa demanda é muito grande. Hoje é dia de renascimento”.
A diretora Kely também fez coro: “Esse é um sonho que estamos realizando. Agradeço a toda a equipe da Secretaria que esteve com a gente e principalmente ao prefeito Wladimir Garotinho por concretizar essa obra de construção modular, que é muito mais rápida. Vamos poder atender mais alunos, pois todos os dias recebemos mães procurando por vagas.
Mais inaugurações
Na sexta-feira (28), às 17h, será inaugurada uma quadra no Parque Rio Branco, que vai atender às unidades escolares próximas, como a Professora Olga Linhares Corrêa.
As inaugurações continuam na semana que vem. Na segunda-feira (1º), às 17h, vai ser a vez da Creche Escola Maria da Conceição Santos Tavares, em Baixa Grande e, na quinta-feira (4), Creche Parque Prazeres, às 10h. Na sexta-feira (5), às 17h, acontecerá a inauguração da nova sede da Escola Municipal Lions I, no Parque Santa Rosa.