Os setenta projetos do programa Mais Ciência na Escola foram apresentados nesta semana e receberam as boas-vindas da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e contou com a participação da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; a reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, e o presidente da Tec Incubadora, Henrique da Hora.
Tânia Alberto destacou o valor da Educação na transformação de um município, estado e pais. "O futuro que desejamos é essa universidade lotada de alunos das escolas públicas. Não temos 55 mil alunos à toa. A educação é sobrevivência da sociedade. Agradeço aos pais que estão aqui hoje e aos professores que se dedicam à Educação. O compromisso é de transformação de vida. Cada um de nós é responsável por semear esperança. Não há nada que se construa num país, numa cidade, sem passar pela Educação. Somos todos parte de um mesmo pacote.
A reitora quebrou o protocolo e chamou o aluno Elias da E. M. Dr. Getúlio Vargas, em Tocos, que declarou que deseja fazer Cinema, na universidade. "Tudo começa aqui, na primeira infância. É extremamente importante que nessa fase da vida, esses jovens tenham acesso ao tipo de formação que está sendo pensada no programa Mais Ciência na Escola. É fundamental que a gente não separe o que é a educação formal da ciência, ela faz parte da nossa vida. A ciência tem uma relevância muito grande e tenho certeza que o município de Campos vai colher esses frutos muito em breve, quando esses meninos e meninas, aqui hoje, que representam toda uma comunidade escolar, decidirem ingressar numa universidade, decidirem fazer parte da Uenf ou outras instituições no estado do Rio de Janeiro. Essas universidades são feitas para vocês, a universidade pública é feita para vocês, que estão hoje dando os primeiros passos na escola pública", falou a reitora.
A subsecretária destacou a importância do programa. "A gente sabe que não é fácil fazer um projeto de pesquisa, envolver alunos, professores e diretores, que são fundamentais nesse programa. Quero também incentivar os nossos alunos a ingressar no IFF, na UFF, Uenf. Coloquem isso no coração de vocês, coloquem como meta. Já estamos na quarta edição, é um programa muito importante para a nossa cidade. Eu conheci um hotel de abelhas lá com a professora Maria Cristina. Eu não tinha ideia de como seria isso. Elas criaram um clube de ciências lá no Ciep Arnaldo Rosa Viana e agora já estão na Escola José Patrocínio. Estou muito feliz de estarmos nesse programa com vocês. Obrigada a todos", destacou Suzana.
Já Henrique da Hora citou a esperança como alavanca principal no processo de transformação educacional. "Muitos de vocês estão pisando, talvez pela primeira vez, numa universidade, que é um espaço aberto de conhecimento científico. Essa casa é de vocês. Talvez vocês ainda não estejam na idade para entrar aqui em algum curso, mas eu espero de vocês, ao longo da formação, esse sentimento de querer entrar numa universidade, que vocês um dia estejam aqui nos nossos bancos de universitários. Vocês serão muito bem-vindos. O fator mais importante que leva uma criança, um país, a ter um bom resultado é a esperança. Como eu sou das exatas, eu tive muita dificuldade de entender o que é esperança. Vocês que estão aqui trazendo essas crianças, esses estudantes, esses pesquisadores juniores, nesse momento, estão colocando neles aquela esperança, aquele sentimento que vai trazê-los a um país melhor", ressaltou Henrique.
Também participaram da apresentação os ex-bolsistas do programa que são casos de sucesso: Jocimar de Oliveira Júnior, ex-aluno da E.M José do Patrocínio, que participou da 1ª edição do programa e conquistou o 1º lugar na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio (FECTI) em 2019, e Antonella Guimarães da Silva Souza, ex-aluna da E.M Nossa Senhora Aparecida. Ela participou da 3ª edição do programa e conquistou 3º lugar FECTI em 2023.
Estiveram presentes ainda as alunas bolsistas nesta edição: Myrella Gomes Caetano e Sônia Quintanilha Chipolecho de Oliveira, da E.M Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, que conquistaram o 1º lugar na Fecti, ano passado, e representarão o Estado do Rio na Feira Nacional Ciência Jovem, que acontecerá em Pernambuco.
Durante o evento, os alunos Elias Lima, da E.M. Dr Getúlio Vargas; Maria Luiza Oliveira Felismino, da E.M. Dr Luiz Sobral; Henrique Pereira Santana da Silva, da E.M. Lions I; e Kevellyn Rangel da E.M. Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, falaram sobre o Mais Ciência na Escola.