Gestores das escolas municipais estão se reunindo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, na sede da Seduct, diariamente, por grupos, com o objetivo de ouvir demandas, sugestões, trocar informações e ainda fortalecer os direitos e deveres dos profissionais da Educação. Os encontros têm sido realizados por regiões educacionais, para tornar a escuta e o diálogo mais eficazes entre os participantes.
Os encontros começaram com os gestores das escolas e, logo em seguida, serão realizados com os responsáveis pelas creches. Para a secretária, essa é uma oportunidade de ter uma relação mais próxima com os gestores, ouvindo suas dificuldades e lembrando-os de suas responsabilidades.
“Essa é uma conversa mais intimista, na qual a gente divulga as ações da secretaria e lembra ainda das responsabilidades que cabem ao gestor e aos professores, porque eles são cobrados pelas ações realizadas ou não pelos educadores nas escolas. Estamos conversando com todos, para que saibam que assim como cobramos também os apoiamos em suas necessidades. A secretaria representa um apoio que cada um deles tem para realizar um bom trabalho em prol de nossos alunos e de toda comunidade escolar”, pontuou Tânia.
Gestora da Escola Municipal João Goulart, em Venda Nova, Elídia da Silva Almeida participou de uma das reuniões e disse ter sido bastante positiva.
“Foi um encontro muito interessante, uma troca de experiências muito boa. E como foi feito com um número menor de participantes, deu para absorver melhor as informações. Acho esse tipo de reunião muito boa, porque dá para conversar mais de perto com a secretária, um diálogo mais aberto e participativo”, disse Elídia.
Assim como Elídia, a gestora da E.M. Tarcílio Ribeiro Siqueira, situada em Beira do Taí, Raquel Martins, também aprovou a iniciativa. “Nessa reunião a gente pôde conversar sobre nossas dificuldades, ouvir as experiências das outras gestoras e a secretária ouviu nossas demandas e se mostrou solícita às nossas dificuldades. É bom saber que temos esse apoio da Seduct”, ressaltou Raquel.
Já a gestora da E.M. Ferroviário Jacy da Silva Barbeto, no Parque Tamandaré, Adriana Matos, classificou o encontro como muito esclarecedor e produtivo.
“Nós, gestores, temos um papel de liderança dentro das unidades escolares, a fim de motivar e dar todo o suporte ao nosso professor, para que tenhamos resultados positivos e construtivos nas avaliações internas e externas. Gratidão à nossa secretária Tânia por ser criteriosa na busca de uma educação de qualidade”, concluiu Adriana.