Centro de Educação Ambiental Prata Tavares promove plantio de mudas nativas na Lapa
A ação, prevista dentro do projeto de arborização municipal, foi desenvolvida na orla do Rio Paraíba, ao longo da Avenida Nelson de Souza Oliveira
O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA), vinculado à Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira (10) o plantio de 10 mudas de árvores das espécies nativas aroeira e jacarandá. A ação foi realizada na Avenida Nelson de Souza Oliveira, na orla do Rio Paraíba do Sul, no bairro da Lapa.
De acordo com o engenheiro ambiental do CEA, Luiz Moser, a ação faz parte do projeto de arborização municipal.
“O plantio tem o objetivo de ampliar a arborização urbana no município, gerando sombra e melhor qualidade do ar na cidade. Além disso, todas as mudas são nativas e, com o vento ou através de pássaros, as sementes podem ser dispersadas ao longo da mata ciliar do Paraíba do Sul, considerando que a avenida em que foram plantadas localiza-se na margem do rio”, explicou, acrescentando que, ao longo do ano, serão realizados diversos plantios em diferentes bairros da cidade, dando continuidade as ações nos próximos anos.
O coordenador do CEA, Júlio Carlos da Silva Júnior, destaca que o plantio das mudas é de extrema importância para o meio ambiente. “É importante destacar que trabalhamos com uma educação ambiental eficaz, que traz ensinamentos sobre a convivência harmoniosa com a natureza e faz o homem refletir sobre o seu modo de produção e consumo, pensar globalmente e agir localmente. As árvores são importantes para o meio ambiente, pois geram oxigênio, alimentos, fibras e remédios que permitem aos seres humanos e outras formas de vida, existirem. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da terra, o equilíbrio e a dinâmica dos recursos hídricos do planeta. Sem árvores não existiria vida”, comentou Júnior.