Notícia no detalhe
CVA prepara futuro de crianças carentes
Centenas de crianças de famílias carentes, em situação de risco social, têm no CVA (Centro de Vivência e Aprendizagem) a oportunidade de seguir um novo caminho, pavimentado com valores através da vivência e da aprendizagem, focados na formação da cidadania. Em vez de gastar o tempo ocioso nas ruas, meninos e meninas e adolescentes são ocupados com aprendizagem em informática e outras atividades, que direcionam seus passos para um futuro melhor, com aulas de informática, artesanato de música e aprendem por exemplo a tocar  flauta doce, transversa, flautin, meia lua, violão, bateria, e inclusive lira. 
    
As atividades nos Núcleos do CVA tem por objetivo o fortalecimento dos laços de família, de amizade, e abrir horizontes no contexto social para crianças na faixa etária entre 6 e 17 anos.O CVA é um dos programas da FMIJ (Fundação Municipal da Infância e da Juventude) e assiste a 1200 crianças em vários núcleos. 
    
No Núcleo do CVA do Parque Prazeres por exemplo são 280 crianças assistidas. Elas estudam num turno e no outro tem as atividades extracurriculares no CVA, como aulas de música, aprendizagem em instrumentos musicais e brincadeiras e orientações sobre boas maneiras, bons costumes e de cidadania.
    
O presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Mário Lopes, informou que o CVA é uma ampliação e adequação do antigo projeto Desafio, e que além de funcionar na sede da Fundação, com diversas atividades, inclusive a aprendizagem musical, que conta com orquestra infantil, tem ainda núcleos do CVA nas localidades de Aldeia e Guandu, nos bairros de Parque Prazeres, Parque Prazeres, e no distrito de Travessão de Campos.
   
"Trabalhamos com as crianças em turnos diferenciados: os assistidos que estudam pela manhã, participam das atividades no CVA pelo turno da tarde, e aqueles que estudam pela manhã, estão nos núcleos ou na sede da Fundação pela manhã. Nos núcleos eles têm aulas de música e de acordo com a vocação e aptidão, utilizam diversos tipos de flautas (doce, transversa, flautin, meia lua), violão, bateria, e inclusive a lira", informou Mário Lopes.
    
- Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 09:09:17 Educação divulga novo cronograma do Processo de Eleição de Gestores Escolares
- 31/10/2025 08:31:04 Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
- 30/10/2025 16:17:36 Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
- 30/10/2025 15:46:50 Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
- 30/10/2025 15:14:54 Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
3110 09h09Educação divulga novo cronograma do Processo de Eleição de Gestores Escolares
3010 16h17Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
3010 15h46Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
3010 15h14Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















