Além das exposições dos alunos, um dragão colorido com cerca de 10 metros chamou a atenção de quem estava na XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes (SNCT), aberta nesta quarta-feira (16), no Jardim São Benedito. O dragão representou todo o lixo e impureza jogados no Rio Paraíba do Sul. A ideia dos alunos da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, do Jardim Carioca, veio através do projeto "Tô de Olho", que trabalha com o descarte indevido de lixo no rio. A Semana tem entrada gratuita e continua até sexta-feira (18), das 9h às 16h.
O professor Luiz Carlos Soares explicou que o projeto é integrante do programa Mais Ciência na Escola. A Luiz Sobral também apresentou um desfile com materiais descartáveis como vestido de noiva, pulseiras e colares. "Os modelos são confeccionados através do projeto "Cotoco na Ecomoda", disse o professor.
Quem também chamou a atenção foram os alunos da Creche Escola João Siqueira dos Santos, da Tapera. Com apenas 4 anos, as alunas do Pré-I, Louise Oliveira e Fernanda Miranda, encantaram o público explicando sobre a Caatinga.
A professora Genilce Magalhães, a tia Gê, disse que trabalhou a Caatinga porque já fazia um trabalho com o barro e quis mostrar para as crianças as diferenças de solo. A escola mostrou ainda biomas como Pampa, Pantanal e Mata Atlântica.
"É uma realização, sensação de objetivo alcançado vê-los tão pequenininhos e explicando Ciência. Toda nossa maquete foi feita por eles, buscamos materiais na natureza como folhas, galhos secos e o barro. Isso é vivência, mão na massa", disse a professora.
Alunas do 5º ano da Escola Municipal Lídia leitão de Albernaz, Thalyta Menezes, 10 anos, e Sara, 5 anos, estavam empolgadas com a feira. "Gostamos de tudo, porém, o mais legal são as experiências científicas", comentou Thalyta.
Foto: Heitor Castelo / Divulgação
“Eu gosto muito da feira, pois ajuda a gente a se desenvolver, pensar, aprender e ajudar os outros. A gente faz tudo junto em sala, sempre dá ideias e, no fim, construímos juntos o projeto”, citou a aluna do 5° ano da Escola Municipal Sagrada Família, Hadassa Marins, acrescentando: “Eu fico sempre muito ansiosa para o dia da feira, por que eu gosto muito de ciências”, afirmou a aluna da escola que levou para a Semana a exposição “Qual a cor do amor?”, com maquetes feitas de material reciclado, como isopor, caixas de remédio, caixas de leite e outros.
A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Viviane Terra, ressaltou a importância da Semana.
"Nossa Feira reúne diversas universidades e inúmeros parceiros, oferecendo uma programação rica e variada. Através de projetos e atividades inovadoras, os estudantes são imersos no fascinante mundo da ciência, estimulando a curiosidade e o desenvolvimento de novas habilidades. Essa iniciativa representa uma oportunidade única de crescimento, tanto para os alunos quanto para toda a comunidade, promovendo a troca de conhecimentos com oficinas, palestras e demonstrações. Nossos estudantes, estão convidados a explorar diversas áreas do conhecimento científico e a compreender o papel da ciência na construção de um futuro melhor", disse Viviane.
A FEIRA
A programação da SNCT inclui a X Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campos (FEMuCTI), V Feira de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais e a I Mostra de Robótica. O evento segue o tema da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, aberta na segunda-feira (14), seguindo até o próximo domingo (20) em nível nacional.