O fotógrafo, empreendedor e influenciador digital, Gabriel Farhat, participou da XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, de quarta (16) a sexta-feira (18), no Jardim São Benedito. Este ano, o evento abordou o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
Farhat visitou os estandes e elogiou a programação em suas redes sociais, que acumulam 209 mil seguidores somente no instagram, e tem trabalhos com artistas como Glória Pires, Ivete Sangalo, Jesus Luz, Letícia Spiller, Paola Oliveira, entre outros.
“Eles estão realmente realizando um lindo trabalho científico, apresentação de trabalhos tecnológicos e educacionais. É uma energia incrível, você vê a garotada, a galera nova envolvida e engajada nos projetos, não estou vendo nenhuma criança com o celular na mão, fazendo vídeos aleatórios, estão realmente animados, em um lugar educacional, que agrega, que acrescenta, produzindo ciência, em um local que traz à memória momentos felizes da nossa infância, que é o Jardim São Benedito”, comentou.
Reprodução - Youtube/SEDUCT
O colunista social Carlos Frederico também falou sobre suas impressões. “O que vi aqui foi o nosso futuro acontecendo, a participação das escolas, através dessas crianças, desenvolvendo sua sabedoria, curiosidade e sensibilidade. Pude ver um futuro mais promissor sendo realizado pela Seduct e pela Prefeitura de Campos Estão de parabéns”, disse.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, destacou que o objetivo da XI Semana foi integrar o princípio da ciência com a escola. “É o que estamos fazendo há quase 4 anos, pois esta gestão do prefeito Wladimir Garotinho inseriu a ciência e a tecnologia na Educação. Nosso principal objetivo é fazer com que a relação da educação com a ciência esteja no chão da praça, acessível ao público em geral, para que todos tenham capacidade de produzir ciência de qualidade, mesmo desde a mais tenra idade”, lembrou.
Kamilla Uhl / Divulgação
Ela afirmou que a programação dos três dias de evento contemplou pessoas de todas as idades. “Foi um evento maravilhoso, riquíssimo, com feira de ciências, mostra de robótica que mostra o resultado do trabalho dos nossos alunos, e que confirma que todos podem produzir ciência a partir de uma educação séria e de qualidade. No ano passado, tivemos alunos de Farol que, a partir do que produziram para a Semana Nacional, ganharam prêmios na Feira Estadual e representaram nossa cidade em nível nacional. Esperamos que, neste ano, ocorra a mesma coisa, pois todos são capazes e a escola pública está provando que pode alcançar patamares ainda mais altos, porque somos uma cidade que se planeja para o futuro e cuida dos seus habitantes. Muito obrigado a todos!”, completou.
A coordenadora geral da SNCT, Carla Salles, agradeceu a participação dos alunos, profissionais e parceiros. “Esse é um evento que se consagra pela união entre diferentes instituições com o objetivo comum de difundir e popularizar a ciência e tecnologia. São empresas, escolas, universidades públicas e particulares demonstrando o poder da transformação por meio da união. Quando se junta ciência e tecnologia à educação, o resultado é a transformação da sociedade. Deixo nossos agradecimentos a cada um dos 114 parceiros, dentre eles, 83 escolas. Vocês são os verdadeiros protagonistas dessa linda festa da ciência, educação e tecnologia. Muito obrigada por fortalecerem e inovarem a cada ano. Que essa semana continue sendo um marco de aprendizado, inspiração e renovação do nosso compromisso com a educação transformadora. Juntos podemos construir um futuro mais brilhante para nossos jovens”, declarou.