Notícia no detalhe
Defesa Civil trabalha na implantação de novos núcleos
A Defesa Civil pretende inaugurar nos próximos meses núcleos de voluntários nos distritos mais distantes do Centro de Campos. O objetivo é dar uma assistência imediata aos moradores nos casos de urgência. Os primeiros núcleos que vão ser implantados, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vão funcionar nas escolas municipais de Santo Eduardo e Ponta Grossa.
O núcleo de Santo Eduardo, que chegou a funcionar em 2004, esteve desativado nos últimos meses, mas será o primeiro a funcionar este ano, já que existe uma equipe, formada anteriormente, que já está preparada para o trabalho, como aconteceu recentemente, quando um vendaval atingiu a região.
Atualmente, são cerca de 15 voluntários mas existe a possibilidade desse número aumentar. Para isso, os interessados devem passar por um curso, que inclui noções de primeiros socorros, combate a princípio de incêndio, acidentes domésticos e conhecimento do trabalho da Defesa Civil – afirmou o subcomandante, capitão Edson Pessanha, afirmando que o ideal é chegar a 30 voluntários naquela região.
Ponta Grossa – Este trabalho de formação de voluntários já vem sendo feito em Ponta Grossa, onde o projeto vai se repetir. Todas as quartas-feiras, instrutores da Defesa Civil vêm trabalhando no treinamento da primeira turma de voluntários, que conta com cerca de 25 participantes.
O recrutamento de voluntários é baseado em lei federal, do Ministério da Integração Nacional e não apresenta nenhum vínculo dos participantes com o poder público. O trabalho é realizado em todos os municípios do país. A escolha dos dois distritos para o trabalho de implantação do projeto, aconteceu, por serem os mais distantes e com maiores dificuldades para o caso de um pedido de socorro. Por isso mesmo os voluntários são preparados para o primeiro atendimento.
Depois de implantar os núcleos de Santo Eduardo e Ponta Grossa, a Defesa Civil começa a trabalhar com a possibilidade de implantação de um núcleo em Conceição do Imbé, que segundo o capitão Pessanha, é um local de difícil acesso e onde até mesmo os bombeiros tem dificuldades de acesso. “Para esse grupo, estão sendo convocados os pescadores, pelo conhecimento que tem da região”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira