Com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças das mamas, foi inaugurado oficialmente, na manhã desta quinta-feira (25), o núcleo de mastologia do Campos Sempre Rosa, projeto desenvolvido pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O núcleo está funcionamento deste de setembro no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), que também realizou uma ação especial alusiva ao “Outubro Rosa”, com a oferta de 1.200 exames de mamografia, preventivo, coffee break, palestras, entre outras atividades.
Através do Campos Sempre Rosa, mulheres com suspeita de câncer de mama ou que precisem de avaliação adicional, são atendidas por uma equipe de enfermagem e por médicos especializados em mastologia. No local também são realizadas biópsias das lesões palpáveis e encaminhamento às Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) para tratamento.
Na presença de dezenas de mulheres, a inauguração contou com o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano; a diretora do CRTM, Alessandra Crespo; a coordenadora do Núcleo de Mastologia, Maria Nagime; a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Josiane Viana; a diretora de Programas Especiais da SMS Francielle de Oliveira; a coordenadora do PAISMICA, Rayssa Gonçalves Machado, dentre outros.
Paulo Hirano destacou que quando se fala da saúde da mulher, que implica em vários eixos, há dois principais quando o assunto é o câncer feminino: o câncer de mama e de colo do útero. E, segundo o secretário, o Campos Sempre Rosa, o qual definiu como um grande passo na saúde, é muito importante porque reúne em um só lugar toda a assistência.
“Nesse serviço no Centro da Mulher teremos a oportunidade de fazer a consulta, o exame de mamografia e, na sequência imediata, mediante o resultado, já será submetida à biópsia. Para se ter ideia, em outros lugares do nosso país até você completar esse ciclo, da primeira consulta até a biópsia, são meses, anos, e o tempo, a celeridade nesse caso é fundamental. Hoje já temos o conceito formado em todos os níveis científicos de que quanto mais rápido, mais precocemente descobrimos essas lesões, melhor e mais rápida é a intervenção e, logicamente, mais rápido e melhor será o resultado. Então, podemos sim curar as pessoas, mesmo que já esteja com o câncer de mama. Temos a honra de disparar de forma oficial o serviço que a equipe do Campos Sempre Rosa e, estamos no Outubro Rosa mês de alerta e atenção ao câncer de mama, já colocou para funcionar. O fluxo já está acontecendo. Não é apenas um sonho, é uma realidade que vai trazer muitos benefícios para nossa população, principalmente as mulheres que merecem todo nosso respeito”, disse o secretário.
De setembro até o momento foram realizados 323 atendimentos, sendo 321 em mulheres e dois em homens. Deste total, 10 pacientes foram encaminhados às Unacons. Também foram feitas oito biópsias. O acesso ao atendimento no Campos Sempre Rosa é realizado através de encaminhamento médico emitido pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), que fazem o primeiro atendimento às mulheres e solicita a mamografia, que é o único exame de rastreamento da doença das mamas disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Campos Sempre Rosa é um projeto aprovado pela Prefeitura e faz com que a gente desenvolva um fluxograma de atendimento, pois é muito comum pacientes que têm alteração nas mamas demorarem a chegar a um especialista. A ideia é capacitar a Rede Básica de Saúde, e isso já foi feito antes de setembro, para que eles conseguissem fazer essa primeira triagem. A partir daí, os pacientes que tiverem a necessidade de passarem por especialista é que são encaminhados para cá e são triados pelas enfermeiras. Nessa triagem vamos atualizar os exames de imagens da paciente para que ela passe pela consulta com especialista já com todos exames necessários e possamos ser o mais resolutivo possível”, explicou Maria Nagime.
OUTUBRO ROSA
A diretora do CRTM, Alessandra Crespo explica que durante o evento alusivo ao Outubro Rosa, além dos agendamentos para realização de exames, como mamografia e preventivo (Papanicolau), as mulheres presentes puderam acompanhar palestras com especialistas onde foram abordados temas como prevenção, nutrição, diretos e assistência à mulher com câncer de mama. Também foram feitas avaliações clínicas das mamas.
“O Campo Sempre Rosa veio para complementar a assistência que o município já dá aos nossos pacientes. O CRTM é a referência em tratamento da mastologia com essas pacientes. A partir do momento que as elas entram no Campo Sempre Rosa ou para o CRTM e passam por esses profissionais, sendo diagnosticadas com alguma patologia, o tratamento é todo realizado aqui, a menos que elas precisem de algum acompanhamento mais invasor e, aí são encaminhadas para os grandes centros”, reforçou a diretora.
Moradora da Pecuária, Simone de Andrade Carvalho, de 47 anos, há quatro anos foi diagnosticada com um nódulo na mama esquerda. Ela que já era paciente do CRTM falou sobre o tratamento que recebe na unidade.
“O acolhimento aqui é muito bom. Já saímos daqui com os exames e consultas marcados. Tenho consultas a cada seis meses para monitorar o nódulo”, disse a paciente que revelou ter ajudado duas amigas para serem atendidas no local, sendo que uma já foi encaminhada para Unacon, inclusive com retirada de tumor e está em quimioterapia, e outra que retomou o tratamento após um ano afastada.