A gestão do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes tem se destacado por suas iniciativas e investimentos que transformaram a saúde pública do município. Com a inauguração e reforma de unidades essenciais, a atual gestão busca elevar a qualidade do atendimento à população, tornando Campos referência na região.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, destacou esses avanços. “Campos está se consolidando como referência na região, com reconhecimento do Estado e do Ministério da Saúde pelos avanços na assistência à população”, disse o secretário. Ele ainda expressou gratidão ao prefeito Wladimir Garotinho pela confiança em liderar as iniciativas de saúde e prometeu empenho contínuo para melhorar o atendimento aos munícipes.
Um dos marcos dessa gestão foi a transformação do Hospital Geral de Guarus (HGG). Desde setembro de 2022, a Nova Emergência está operando integralmente. Os atendimentos mensais passaram de 2 mil para 8 mil. Essa foi a primeira reforma significativa nos 22 anos de história, que agora conta com infraestrutura moderna e equipada.
A unidade conta com um novo Centro de Terapia Intensiva (CTI), um novo Centro Cirúrgico, uma nova Clínica Pediátrica e a remodelação da Unidade de Pacientes Graves (UPG). Também estão em fase avançada as obras da nova Clínica Médica, Central de Materiais e Esterilização (CME), repouso médico e a Clínica de Hemodiálise.
Ainda durante a gestão, o Centro Cirúrgico do Hospital Ferreira Machado (HFM) que estava desativado há quatro anos voltou a funcionar. HFM foi equipado com novos aparelhos de raio X, tomógrafo, lâmpada de fenda, torres de videoendoscopia, camas e poltronas para acompanhantes. O hospital também ganhou um aparelho de ultrassom móvel destinado ao Centro de Terapia Intensiva (CTI), novos aparelhos microscópicos e instrumentos usados em laboratórios para visualizar objetos de tamanho reduzido. O setor de radiologia foi modernizado com um novo sistema digitalizador. A unidade hospitalar recebeu também ventiladores pulmonares.
Foto: Girlane Rodrigues / Divulgação
Graças à implementação do “Lean nas Emergências”, um novo modelo de atendimento, fluxo de internação e regulação de pacientes, o HFM comemorou em junho de 2024 a marca de 1.000 dias sem pacientes nos corredores. O HFM ainda segue com as obras de ampliação do Pronto-Socorro e do novo Centro Cirúrgico. Além disso, uma nova fachada será entregue.
“A gestão do prefeito Wladimir Garotinho tem sido marcada por um forte compromisso com a saúde pública, e o HFM é um exemplo claro disso. Continuamos avançando com projetos que ampliarão nossa capacidade de atendimento e melhorarão as condições de trabalho para nossos servidores, garantindo um serviço de excelência para toda a população”, destacou o superintendente do HFM, Guilherme Ribeiro Rangel.
A população ganhou também a Clínica da Criança, que é referência em pediatria para toda a região. Atendendo crianças até 11 anos, a unidade oferece um ambiente lúdico e 24 horas de atendimento, com uma equipe de cinco médicos e profissionais de saúde.
Além das reformas em hospitais, a atual gestão também investiu na construção e reinauguração de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo um atendimento mais próximo da população. Dentre elas, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do Jóquei Clube e Parque Rio Branco e a Policlínica da Tapera, que estavam com as obras em estágio inicial, foram concluídas e entregues pela atual gestão. As demais passaram por reformas, reestruturação, modernização e foram reinauguradas após serem fechadas na gestão passada.