Foi assinado, nessa quarta-feira (30), termo de cooperação técnica entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, e a Associação de Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (APRUSMAC), para a permissão de uso temporário de um trator agrícola, marca Valtra, modelo 2022, e diversos implementos agrícolas, que irão beneficiar cerca de 300 produtores de leite filiados à associação.
O documento que permitirá a gestão compartilhada dos equipamentos foi assinado pelo secretário de Agricultura, Almy Junior, e pelo presidente da APRUSMAC, Leandro Rodrigues Galache, em cerimônia realizada na sede da associação, situada no distrito de Santa Maria, distante 65 km do Centro de Campos.
Também estavam presentes o chefe de gabinete da secretaria de Agricultura, Paulo César dos Santos; o extensionista agrícola da Emater/RJ, Alarcon Prucoli de Miranda; o chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Cláudio Vilela; o produtor Marquinho Mangaravite, representando os demais produtores rurais que acompanharam o evento; e o vereador Beto Abençoado, dentre outros.
Durante a solenidade, o público assistiu a um vídeo do prefeito Wladimir Garotinho, que não pôde comparecer ao evento por estar cumprindo agenda em Brasília. “Estou em agenda, em busca de emendas parlamentares e recursos para o nosso município, mas bem representado pelo professor Almy (secretário de Agricultura) e pelo Beto Abençoado na entrega desses maquinários para atender aos produtores e a essa associação séria e responsável. Tenho certeza que vocês farão muito bom uso dos equipamentos. Obrigado pela confiança e sucesso para todos vocês”, disse o prefeito.
Em seu discurso, Almy ressaltou a importância da associação. “Como filho de agricultor e engenheiro agrônomo, sei que sem uma associação e sem cooperativismo, a atividade agropecuária não sobrevive. O prefeito está lutando em Brasília para que o Senado Federal vote o Projeto de Lei 1.440/2019, de sua autoria enquanto deputado federal, que classifica nove municípios da Região Norte e 13 do Noroeste como áreas de semiárido. A alteração da classificação climática vai oportunizar novas linhas de crédito, com juros mais baixos, para que o setor produtivo possa fazer investimentos que ajudem a amenizar as dificuldades no período de seca”, explicou o secretário.
Ele citou, ainda, outros investimentos feitos pela Prefeitura como a aquisição de mais resfriadores de mil litros para os produtores de leite. “Alguém disse que não havia demanda, mas falei para comprar os resfriadores porque existe demanda sim. Estamos disponibilizando também médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas para atuar, além de equipamentos para plantio e para as estradas. Ainda precisamos melhorar e, para isso, vamos continuar construindo as bases para avançarmos muito mais na produção agropecuária e na pesca”.
Em relação ao termo de cooperação técnica, Almy disse que o tratorista, o combustível e a manutenção ficarão a cargo da Prefeitura. Na cerimônia, os produtores interessados em utilizar os equipamentos fizeram a inscrição para que a cessão dos mesmos ocorra de forma organizada. Foi o caso do produtor Valdir Junior, 60 anos, que reside em Conselheiro Josino.
“Além de produtor de leite, planto cana e, para revirar a terra, sou obrigado a contratar o serviço de um trator, onde pago entre R$ 200 e R$ 250 a hora. Vendo esses maquinários aqui, fico na esperança de não ter mais que pagar pelo trator. Nós que somos pequenos produtores precisamos muito”, disse Valdir.
O presidente da APRUSMAC, Leandro Rodrigues Galache, agradeceu o apoio da secretaria de Agricultura.
“Nunca tivemos um apoio como estamos tendo agora. Quero agradecer ao prefeito Wladimir Garotinho e ao professor Almy. O que está acontecendo aqui hoje é uma coisa espetacular”.
O extensionista agrícola da Emater/RJ, Alarcon Prucoli de Miranda, afirmou ser testemunha do trabalho realizado pelo atual presidente da APRUSMAC. “O Leandro está há muitos anos à frente da associação e luta com muita dificuldade, já que o setor atravessa uma crise de longas datas, de preço baixo e crise hídrica. Nós da Emater fazíamos, até alguns anos atrás, a campanha para monitorar os impactos da seca por um período de 90 dias, mas no ano passado aumentamos para 120 dias e, esse ano, teremos que fazer por 180 dias devido à crise hídrica”.
A APRUSMAC foi fundada em 17 de maio de 1999. Em setembro deste ano, ela obteve a renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Modalidade Pessoa Jurídica, documento emitido pela Emater/RJ, com apoio da Secretaria de Agricultura, que permite aos agricultores acessar políticas públicas disponibilizadas pelos governos Federal, Estadual e Municipal, como venda para órgãos governamentais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
OBJETOS DO TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA/CONVÊNIO COM O CIDENNF
- 01 trator agrícola valtra
- 01 grade aradora
- 01 arado fixo
- 01 distribuidor de calcário
- 01 plantadeira de grãos