A Escola Doutor Francisco Manoel Pereira Crespo, do Parque Santos Dumont, foi a primeira a receber o segundo volume da coleção "Vamos brincar de poesia?". Trata-se de livros com poesias feitas por estudantes de 43 escolas públicas em 11 municípios da Bacia de Campos, durante oficinas realizadas pelo projeto Navegando na Poesia entre os anos de 2022 a 2024. Durante a ação, nesta quarta-feira (30), as crianças assistiram à uma encenação teatral e os autores autografaram suas obras. O evento foi aberto aos pais e responsáveis.
Outras 14 escolas do município sediarão eventos equivalentes, todos eles intitulados "Porto dos Poetas: Tesouro das Ondas", dando ênfase ao valor presente nas crianças e no seu potencial criativo. O Navegando na Poesia é um projeto realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Durante cada ano letivo, são realizadas oficinas nas 43 escolas contempladas em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
Nas oficinas, os alunos são convidados a participar de atividades lúdicas e educativas, inclusive de produção de poesias, culminando no despertar do interesse pela literatura. A gestora da unidade do Parque Santos Dumont, Adriana Cassiano Barreto, contou que 110 alunos da escola fazem parte do projeto. Desses, cinco foram selecionados para terem suas poesias publicadas no livro. Ela disse ainda que, desde o início, as mudanças foram significativas, com os alunos mais motivados e interessados na leitura e escrita.
“A gente observa a questão do estímulo, pois a criança está sempre em contato com a leitura. Sendo direcionados por causa do projeto, os alunos começaram a ter interesse nos livros que já tínhamos na escola, fazendo questionamentos e querendo saber sobre os autores das histórias. As famílias estão empolgadas e nós também com essa parceria com o Navegando na Poesia”, disse Adriana.
Depois de produzidas, todas as poesias passaram por uma curadoria dos educadores e da coordenação pedagógica do Navegando na Poesia. Neste volume da coleção, foram selecionados 684 autores, que agora terão a oportunidade de lançar seus livros, registrados pela Câmara Brasileira do Livro, em eventos com sessões de autógrafos e fotos junto a familiares e amigos. Em Campos, por exemplo, há 89 autores mirins de 15 escolas, que se expressaram brilhantemente em suas produções. Todos eles receberão exemplares dos seus livros, bem como as escolas e as secretarias de Educação.
EXEMPLO - A escritora Eryka Pereira da Silva foi uma entre os mais de 4 mil alunos que participaram das oficinas na primeira edição do projeto, de 2018 a 2021, e teve a sua poesia selecionada para o primeiro volume da coleção. Desde então, deu continuidade à sua produção e já lançou cinco livros individuais, sendo o mais recente deles o romance "Pupila congelada".
Confira a agenda do "Porto dos Poetas: Tesouro das Ondas" em Campos:
04/11/2024 (segunda-feira), às 8h – Escola Municipal José Giró Faísca
05/11/2024 (terça-feira), às 8h – Escola Municipal João Borges Barreto
11/11/2024 (segunda-feira), às 9h – Escola Municipal Gervásio Vasconcelos Cordeiro
12/11/2024 (terça-feira), às 8h – Escola Municipal APIC
18/11/2024 (segunda-feira), às 8h – Escola Municipal Custódio Generoso Vieira
25/11/2024 (segunda-feira), às 8h - Escola Municipal Professora Áurea Simão
26/11/2024 (terça-feira), às 8h – Escola Municipal José de Azevedo
27/11/2024 (quarta-feira), às 8h30 – Escola Municipal Pedro Álvares Cabral
02/12//2024 (segunda-feira), às 9h – Escola Municipal Augusto Machado Viana