Papel do gestor, processo de eleição e a importância da atuação de toda comunidade escolar, bem como a relação com o cumprimento das condicionalidades e dos indicadores que habilitam o município a receber a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). Esses foram alguns dos tópicos abordados nessa terça-feira (6), em mais uma etapa do Curso de Gestão Escolar - Módulo VII: Gestão Democrática e Participativa - Aula 5, realizado de forma on-line. A capacitação foi ministrada pelo presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e professor, Alessio Costa.
Durante sua fala, Alessio comentou sobre a importância da figura do gestor na escola. “Se temos um gestor triste vamos ter uma escola triste. É ele que imprime o ritmo da unidade. Alguns autores dizem que são eles que fazem a diferença nas escolas. E eu costumo dizer que são o espírito e a alma das escolas. Quanto mais tivermos um profissional entusiasmado, otimista, alegre e sonhador teremos um espaço onde todos acreditam que são capazes de fazer transformações. É muito boa essa oportunidade de ter um contato mais direto com os gestores”, disse o professor.
A coordenadora da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), Talita Ernesto, explicou que o curso representou um diálogo enriquecedor e esclarecedor para todos os gestores que estão participando da capacitação.
“Precisamos avançar na gestão das nossas unidades. Somos responsáveis pela educação formal de 44% dos alunos do nosso município! A leitura e interpretação dos dados sobre o desempenho da aprendizagem trazem luz sobre quais caminhos e estratégias cada unidade precisa estruturar para aumentar o índice de qualidade no ensino e na aprendizagem. Termino essa aula em um misto de emoções, preocupada e desafiada como educadora! Precisamos avançar na equidade da nossa educação”, disse Talita.
Já a assessora especial, professora e assistente social da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Juliana Queiroga, comentou que a aula do professor Alessio foi um presente para toda a rede, e de extrema importância, “provocadora” pela busca de uma maior compreensão da dinâmica do financiamento da educação.
“Ele trabalhou com os índices alcançados pelo município, mostrando que a melhoria dos resultados na sala de aula gera impactos na sobrevivência da arrecadação de recursos financeiros. De modo mais específico, a abordagem do Novo Fundeb, especialmente com a Complementação (VAAR), demonstra que essa fonte de financiamento está com os olhos voltados para os níveis adequados de aprendizagem e equidade. O dever de casa que fica para nossa rede de ensino municipal é buscar estratégias para atender às condicionalidades desde a eleição dos gestores escolares até a capacitação dos educadores, focando nos indicadores de atendimento e aprendizagem”, explicou Juliana.
O professor é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Federal do Ceará (2007); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (1997); bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1993). Atualmente, é professor do Curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do Ensino Técnico Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará; secretário Municipal da Educação de Ibaretama/ CE; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e membro do Fórum Nacional de Educação. Atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2016-2020).