Sucesso absoluto em edições anteriores, a feira de adoção: “Adote um amigo de 4 patas”, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), teve início neste sábado (9), no Partage Campos, antigo Shopping Boulevard, no Parque Rodoviário. A ação segue neste domingo (10), das 14h às 19h. A missão é encontrar um lar seguro para mais de 50 cães e gatos, entre filhotes e adultos, durante os dois dias de feira.
Para levar um novo amigo para casa, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Outra exigência é a assinatura de um termo de responsabilidade, no qual o adotante se compromete a cuidar bem do animal.
“Em primeiro lugar, o animal precisa de um lar aconchegante. E, acho que quando se dá amor e carinho, você está tratando bem o animal. Mas ele também precisa de cuidados especiais que é levar ao médico veterinário sempre que for preciso e, aqui no município nós temos a UBS Pet que faz esse atendimento gratuito, ter as vacinas em dia e, outros cuidados que forem necessários”, destaca Carlos Morales, diretor do CCZ, acrescentando: “Hoje há muitas pessoas ansiosas, deprimidas e o animal é o melhor remédio, então, tenha sempre um animal perto de você, mas com responsabilidade e cuidados”.
Na primeira hora de feira, três cães e um gato foram adotados. Entre os novos tutores está Bárbara Lubanco, de 16 anos. Ela relatou que recentemente colocou seu cão, de porte grande, para adoção por falta de espaço no ambiente residencial, mas decidiu por adotar um gato.
“Eu nem viria ao shopping hoje. Foi genuíno mesmo. Passei aqui e bati o olho nele e me apaixonei. É um pingo de gente e vai se chamar Pingo”, brincou a adolescente que foi além: “Tem muito gato e cachorro que precisam de um lar. Às vezes, por ser animais de rua, a gente julga não saber a procedência, não quer levar para casa, mas que bom que essa feira, que mostra esse lado bom da ação, pois a mesma carência deles é a nossa também”, completou.
Uma iniciativa público-privada, a feira acontece no espaço interativo ao lado do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura, que funciona no estabelecimento. Todos os animais disponíveis para adoção são provenientes de resgates realizados pelo CCZ em vias públicas. Antes de serem colocados para adoção, os animais são vermifugados, vacinados e até castrados, caso já estejam em idade para receber os procedimentos.
O Centro de Controle de Zoonoses também está aplicando a vacina antirrábica para cães e gatos com idade igual ou superior a quatro meses de vida. A imunização faz parte da campanha de 2024, logo devem ser levados aqueles que ainda não foram vacinados este ano. Para receber a vacina, o animal precisa estar saudável. Cadelas e gatas gestantes não podem ser vacinadas.
A elegante bull terrier Poliana, que chegou à feira de capa de chuva e bota rosa pink, entrou para a estatística dos cães vacinados na cidade. “Vi o anúncio pelas redes sociais que estariam aplicando a vacina contra a raiva a trouxe para tomar. Agora está com todas as vacinas e vermífugos em dia”, disse Julia Quitete da Silva.
De janeiro de 2021 até o momento, o CCZ promoveu a adoção de 1.806 animais e já aplicou 147.237 doses da vacina antirrábica. Já na UBS Pet, inaugurada em janeiro deste ano, já foram realizados quase 13 mil atendimentos.