Encontro de Planejamento Pedagógico da Educação Infantil com professores do G1
O registro contribui para a formação de uma base sólida de dados, que pode ser utilizada para futuras intervenções pedagógicas, proporcionando uma visão ampla sobre o desenvolvimento do aluno ao longo do ano letivo
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia promoveu, na quarta-feira (6), mais um Encontro de Planejamento e Alinhamento Pedagógico da Educação Infantil, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem). A reunião foi voltada a professores do G1 e contou com participação da secretária de Educação, Tânia Alberto; coordenadora da Educação Infantil da Secretaria, Sirlei Ávila; a Professora de Suporte Pedagógico (PSP) Christiane; PSP da Educação Infantil Kátia Vargas; e Rodolfo Pontes, da Equipe Técnica da Coordenação de Educação Infantil.
Eles falaram sobre Registro do Desenvolvimento do aluno. “O registro do desenvolvimento final do aluno é fundamental na educação infantil, pois documenta o processo de aprendizagem ao longo do ano letivo. Ele serve não apenas para avaliar o progresso da criança, mas também para fornecer uma visão geral que pode ser compartilhada com a comunidade escolar”, explicou Tânia.
Além disso, de acordo com Sirlei, o registro contribui para a formação de uma base sólida de dados, que pode ser utilizada para futuras intervenções pedagógicas, proporcionando uma visão ampla sobre o desenvolvimento do aluno ao longo do ano letivo, permitindo que o professor reflita sobre suas ações didático-pedagógicas.
Segundo ela, o registro final permite ao professor avaliar não apenas o desempenho pedagógico, mas também as competências socioemocionais que o aluno desenvolveu. Através dele, é possível identificar áreas de melhoria e celebrar conquistas. Ele ajuda os educadores a implementar estratégias personalizadas para cada aluno, baseando-se nas suas necessidades específicas de acordo com a BNCC.
“É uma documentação eficaz e pode também facilitar a transição de uma fase da educação infantil para outra, garantindo que o aprendizado seja contínuo”, destacou Sirlei.