O projeto Força para Crescer: Pontos de Leitura contemplou quatro unidades escolares da rede municipal de ensino na última semana. Na segunda-feira (11), a Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei, foi a contemplada. Na terça-feira (12), Dr. Getúlio Vargas, em Tocos; quarta (13), Ciep Ataíde Dias (Parque Santa Rosa); e quinta-feira (14), Ciep Carmem Sylvia Carneiro (Parque Eldorado). De acordo com a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Neidimar Abreu, a ação contagiou os alunos, levando muita cultura e conhecimento.
“Os alunos participaram de atividades de mediação da leitura, sessões de contação de história e apresentações teatrais. A parceria com projetos desse porte, fomenta à cultura, o letramento e o gosto pela leitura dos nossos alunos, abrindo inúmeras possibilidades de aprendizado! É importante que as escolas que receberam este projeto agreguem estes conhecimentos às práticas pedagógicas em sala de aula para que gere mais aprendizado”, destacou.
Trata-se de uma ação itinerante de incentivo à leitura voltada para bibliotecas e escolas públicas, visando à formação de contadores de história, formação de plateias e leitores através da mediação de leitura, contação de história e produção teatral, além de apresentações de teatro. Para isso, uma biblioteca montada com toda a estrutura de mobília e mais um acervo de mil livros serão entregues à Secretaria. Além disso, o Projeto Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco, da Seduct, também vai receber o acervo.
O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Itaú, Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via lei de incentivo à cultura e Enel. Ele beneficia crianças no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, cujo nível de escolaridade é estratégico na potencialização da criação de novos leitores, uma vez que a consolidação do hábito da leitura, de forma geral, se estabelece ainda na infância.
A diretora do Ciep Ataíde Dias, Fábia Petralha, afirmou que os alunos amaram. “Foi um show de cultura, um conjunto de tradições repassadas através de contos que encantaram os nossos alunos. Teve a rainha Kalunga, Boi Bumbá, enfim, tudo repassado através da dramatização dos excelentes atores, criando em nossos alunos o gosto pela leitura e arte”, comentou.
O diretor da Escola Dr. Getúlio Vargas, Luiz Augusto Bernardo de Souza, também falou sobre a ação. “Esse projeto culmina com o que já desenvolvemos em nossa biblioteca e outros espaços escolares. A criança, ao ouvir uma história, libera seu pensamento, sua imaginação, começa a questionar, a duvidar. Esse processo é importante para o desenvolvimento de seu senso crítico, que é a capacidade que o ser humano tem de emitir opiniões, contradizer, sempre de maneira inteligente e racional. Ficamos felizes e agraciados com a iniciativa da Seduct por estabelecer parcerias como essa em nossa escola”, disse.
Neidimar acrescentou que a Seduct priorizou as escolas com maior índice de vulnerabilidade. “O resultado que esse projeto está trazendo para a Rede é muito positivo porque todas essas ações ajudam no processo de letramento, leitura e escrita das crianças. Estamos trabalhando com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e esse projeto só vem a somar, pois favorece o crescimento dentro dessas habilidades tão complexas. Então, o projeto funciona desse jeito, estimulando a leitura, a escrita. É um despertar”, disse Neidimar.