O município de Campos recebe no dia 3 de dezembro, a partir das 8h, no Sesi Guarus, o Connex-E Summit Preparatory. O evento é uma realização da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), entidade presidida pelo prefeito Wladimir Garotinho, que vai reunir especialistas e representantes do setor energético para discutir avanços e desafios da matriz produtiva de petróleo, gás natural, energias renováveis e hidrogênio. As inscrições, condicionadas às vagas disponíveis, estão abertas
AQUI e
AQUI, onde os interessados também podem acessar toda a programação do evento.
Entre os temas abordados estão os 50 anos da Bacia de Campos e as perspectivas de novos negócios, como os investimentos de mais de R$ 130 bilhões na área de petróleo, com geração de mais de 25 mil empregos. O evento conta com apoio da Firjan, Sebrae-RJ, Porto do Açu, Petrobras e petroleiras independentes. Também estarão participando municípios associados, instituições, autoridades, parlamentares, empresas e outros.
O secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves, que também é secretário de Petróleo, Energia e Inovação Tecnológica da Prefeitura de Campos, afirma que a diretriz do prefeito Wladimir Garotinho, presidente da Organização, é a de expandir a participação dos municípios associados no cenário nacional sobre os temas que afetam diretamente os municípios produtores e que recebem royalties de petróleo. Ele também defende “o fortalecimento do protagonismo dos 11 municípios integrantes da organização e do ciclo de expansão da Ompetro, com a permanente mobilização sobre pautas do setor”.
O secretário destaca que o evento é importante para toda a região. “Estamos na iminência de altos investimentos por parte da Petrobras na revitalização dos campos maduros na região de abrangência da Ompetro e esse evento vem coroar essas informações, que serão detalhadas pelos especialistas. Hoje, Campos é celeiro de energias renováveis e temos potencial gigante de óleo, gás e energias de fontes que se renovam continuamente. O Connex-E é de uma importância indiscutível para Campos e região, principalmente para os municípios produtores de petróleo”, adianta Marcelo Neves.
Estarão participando especialistas do setor energético como a diretora da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da área específica de royalties e participações especiais, Symone Araújo; o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Roberto Ardengh; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Marcio Felix; os presidentes da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), Paulo Emílio Valadão de Miranda, e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia; e o diretor da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Marcello Cabral.
“O Connex-E é um passo importante para o setor energético brasileiro, que está prestes a entrar em um novo ciclo de investimentos. A Petrobras, por exemplo, está finalizando o novo plano de negócios para o período 2025-2029, que prevê investimentos superiores aos US$ 22 bilhões no projeto da Bacia de Campos. O Connex-E se alinha com essas novas expectativas de desenvolvimento e é a base para a segunda rodada que será realizada no Rio de Janeiro pela Ompetro em 2025, para debater políticas de integração público-privada na matriz energética, apresentando oportunidades para discussão de novos empreendimentos e oportunidades de negócios”, explica o secretário.
Apoiam e participam do Connex-E a Firjan, Sebrae-RJ, Prio, Coagro, Sicoob-Sul, Porto do Açu, Prime Sol, FSTSolar, Governo do Estado, Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Rede Petro BC, Promenade Hotelaria, Palace Gourmet e Femac.
PROGRAMAÇÃO
O evento está estruturado em cinco painéis de palestras organizados em formato de talks, com palestrantes e mediadores:
8h: Credenciamento
9h: Abertura solene e instalação
10h: Talk 1
Oil and Natural Gas Production: 50 anos de
Petrobras na Bacia de Campos: perspectivas de novos negócios.
11h: Talk 2
Regulatory Framework and Policy: Desafios e
oportunidades no arcabouço regulatório e políticas públicas para
o setor energético.
12h-14h: Almoço
14h: Talk 3
Oil and Natural Gas Production: Rio 2050: novas
fronteiras no desenvolvimento de óleo, gás energias no Estado;
15h: Talk 4
Innovation and Technology in Energy:
Inovações tecnológicas para o setor energético no Rio de Janeiro;
16h: Talk 5
New energies: Wind, Photovoltaic, Biofuels e
Hydrogen: Transição energética e nova matriz de produção no
Estado do Rio de Janeiro;
17h: Encerramento