Os impactos da Reforma Tributária nos municípios e nas empresas locais. Este foi o tema central do Café Empresarial que a Prefeitura de Campos promoveu na tarde desta quarta-feira (27) na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Campos), em parceria com a Maleque Consultoria & Advocacia. O objetivo foi esclarecer sobre pontos importantes da reforma que entrará em vigor no Brasil, orientando o setor produtivo sobre as novas regras e oportunidades para o desenvolvimento de negócios.
A proposta de Reforma Tributária atualmente em tramitação no Congresso Nacional visa a simplificar um dos sistemas mais complexos do mundo, eliminando sobreposições de tributos e buscando justiça fiscal. Ela prevê a unificação de tributos federais, estaduais e municipais, criando um sistema mais transparente e com regras uniformes em todo o território nacional.
Segundo o consultor Raphael Maleque Felicio, a Reforma Tributária trará várias mudanças que precisarão ser bem assimiladas pelo meio empresarial, como o fim dos incentivos fiscais a partir de 2033. “A empresa que quiser despontar tem que aproveitar esse período que falta para conseguir utilizar o incentivo fiscal existente. Entender isso é interessante para Campos, pois assim o município conseguirá trazer empresas, atrair novos negócios e gerar novos empregos”.
O subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, observou que a capacitação abrange vários temas relevantes para as empresas e o setor contábil, como a disponibilização de normativas e decretos que beneficiam determinadas atividades. “Esse networking que estamos oferecendo é excelente para que as pessoas interajam e prosperem. É o que o prefeito Wladimir Garotinho sempre prega: que a gente trabalhe em parceria com o meio empresarial e crie oportunidades para a geração de empregos e o desenvolvimento do município”.
O Café Empresarial teve o apoio da CDL Campos, Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Associação das Indústrias do Codin (AIC), Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo) e Sindicato das Indústrias de Cerâmica (Sindicer Campos).