As secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Saúde continuam levando palestras sobre diversas doenças da infância às unidades escolares da rede municipal de ensino. As ações acontecem por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Neste mês de novembro, o principal tema tratado está sendo a coqueluche, uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria, que pode atingir a traqueia e os brônquios, e cujos casos vêm crescendo no estado do Rio de Janeiro.
No próximo dia 3 de dezembro, haverá uma ação de PSE Itinerante, com vários projetos, na Escola Municipal Guiomar Ramos Paes, em Balança Rangel, Travessão, com vacinação, saúde auditiva, saúde bucal, rodas de conversa, sorteio de brindes, entre outros serviços.
Neste mês, o médico infectologista e diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro, ministrou palestra na Creche Escola Professora Diva Marina Suppa Goulart, no Jardim Carioca, tirando dúvidas de pais de alunos e profissionais a respeito da covid, coqueluche e outras patologias.
“A reunião foi para falar de covid e coqueluche, pincipalmente. Tivemos três casos de covid identificados, por exemplo, na Creche Diva Goulart, onde a Secretaria de Saúde, junto da Secretaria de Educação, através do PSE, fez as intervenções devidas e o afastamento dos profissionais, com orientação aos pais, responsáveis e profissionais, para conseguirmos interromper o ciclo de transmissão dentro da unidade. Com isso, não tivemos novos casos na Creche. Foi uma reunião de conscientização, esclarecemos as dúvidas e explicamos as condutas adotadas. Além disso, chamamos a atenção da importância da vacinação completa contra covid e coqueluche, outra preocupação da Secretaria de Saúde. Nosso principal objetivo é educar e orientar os pais quanto à necessidade de prevenção dessas doenças”, destacou o médico.
De acordo com o coordenador do PSE Campos, João Paulo de Oliveira, as doenças na infância podem assustar muitos os responsáveis e toda a equipe escolar, por isso merecem atenção. “Levar informações com ações de Educação em Saúde, relatando as doenças mais comuns na infância, é uma opção para que os mesmos possam ficar atentos aos sintomas apresentados e com isso buscar o tratamento médico em menos tempo, minimizando os riscos de agravamento da condição”, disse João.
Para ele, um fator fundamental para a prevenção de muitas doenças infantis é a vacinação. “Dessa forma, orientamos que sempre estejam atentos ao calendário de vacinação para saber as informações necessárias sobre as vacinas que devem ser aplicadas de acordo com a faixa etária. Sendo esta, inclusive, uma excelente oportunidade de revisar a carteira de vacinação dos seus pequenos e verificar se está atualizada”, acrescentou.
Os enfermeiros do PSE, Sérgio Mendonça, Iasmini Caldas e Jessika Alves, além da técnica de enfermagem, Carmen Reis, também participam das ações. “A vacina contra Covid-19 continua disponível gratuitamente para crianças a partir dos 6 meses de idade. É importante destacar a necessidade de vacinarmos a fim de prevenir as formas graves da doença”, esclareceu Iasmini.
A assistente social, Francelyne Levino, conversou com os responsáveis. "É importante ressaltar que a creche, enquanto espaço de saúde e educação, é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Portanto, a criação e permanência de espaços de diálogos e disseminação de informações referente à saúde do educando representam um investimento na primeira infância", comentou.
A diretora da unidade, aprovou a ação. “A educação infantil vai muito além da prática pedagógica, estamos diretamente ligados à saúde e bem estar das nossas crianças. Assim, ações como essa promovidas pelo Programa Saúde na Escola, juntamente com Dr. Rodrigo, são de suma importância para toda comunidade escolar, tirando dúvidas e acompanhando a unidade em todas as demandas ligadas diretamente à saúde de nossos alunos e profissionais”, finalizou.