A Educação está em constante transformação e é um instrumento poderoso para formar os indivíduos, na construção de valores, da igualdade e de uma sociedade mais justa e progressista. Pensando nisso, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), implementou uma série de medidas na rede municipal de ensino, desde 2021, que estão garantindo avanços significativos e garantindo prêmios, o reconhecimento de especialistas, do Ministério da Educação (MEC) e de outros órgãos importantes na área educacional.
Em julho deste ano, Campos se tornou uma das 10 cidades do país vencedoras do prêmio de “Gestão Inovadora da Educação”, que visa reconhecer e valorizar as gestões municipais que se destacam pela inovação e efetividade na área da educação. O reconhecimento foi concedido pela Mind Lab e o assunto foi destaque no Portal Porvir, a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil.
Em setembro, a cidade voltou a fazer parte da lista dos municípios brasileiros que possuem Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), já que, em 2020, Campos não coletou os dados preconizados pelo MEC, deixando a educação municipal sem referência, pela primeira vez, após 15 anos. O novo IDEB de Campos referente aos anos iniciais é 5.4, superior ao último índice obtido em 2017 pelo município, que foi 4.6. Nos anos finais, a diferença é ainda maior: saltou de 3.5 em 2017 para 4.0 ano passado.
A última conquista foi o Selo Ouro concedido pelo MEC em 23 de novembro, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), visando reconhecer Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e Distritais com bom desempenho. Campos obteve nota máxima em boas práticas e incentivo à alfabetização.
Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, essas conquistas dão muito orgulho à equipe e enchem a todos de satisfação e esperança de que é possível fazer uma boa educação municipal, ao mesmo tempo que trazem junto o aumento da responsabilidade.
Foto: Mauro Antônio / Divulgação
“Nós estamos chegando ao final do ano letivo de 2024 e ficamos muito feliz com todas as conquistas obtidas até aqui. Ainda há muito a ser feito, nós temos consciência de que o nosso sistema de ensino, por ser muito complexo, muito grande, com um território enorme e com muitas unidades de ensino, demanda muito compromisso e muito trabalho. Não se faz isso de um dia para o outro e nem com poucas mãos. Todos os profissionais da educação, da Seduct, das escolas, das creches são corresponsáveis pelos nossos resultados e todos precisam continuar se empenhando muito para que a gente consiga melhorar o nosso desempenho. Precisamos, sim, melhorar muito a nossa alfabetização na idade certa; colocar creches em condições adequadas para todos os alunos que procuram por ela; melhorar o índice de aprovação e de evasão no desempenho dos alunos do segundo segmento dos anos do ensino fundamental. E precisamos, sim, melhorar o desempenho dos nossos alunos. Essa é uma missão de muito tempo e de compromisso. Mas também podemos nos orgulhar de tudo que já foi conquistado até aqui”, declarou Tânia.
Foto: Mauro Antônio / Divulgação
Para ela, não se pode esquecer que, mesmo depois de uma pandemia, com a qual ninguém estava preparado para saber o que fazer, a rede municipal de ensino, com cerca de 55 mil alunos, conseguiu superar os índices mais terríveis deixados pela crise mundial de saúde, com a Covid 19.
“Aquelas crianças não alfabetizadas ao longo dos dois anos, sem as escolas funcionarem plenamente, hoje seguem caminhando e já conseguem demonstrar aprendizagem. Todo o empenho, todo o esforço das pessoas, toda a formação continuada e toda a aquisição de equipamentos, laboratórios e compromisso com o trabalho estão fazendo a diferença. A gente ainda tem muito para fazer, mas nós estamos no caminho certo e vamos chegar lá, porque todos estão com compromisso de fazer uma educação pública do município de Campos cada vez melhor”, afirmou.
A diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra, também falou sobre o assunto. Para ela, a conquista do Selo Ouro, por exemplo, confirma e reconhece que Campos adota políticas e práticas de gestão comprometidas com o alcance das metas de alfabetização da redução de desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Foto: Wellington Rangel
“No caso do Selo Ouro, nossa equipe comprovou, em 20 quesitos, o cumprimento das condicionalidades específicas em várias dimensões como a colaboração entre os entes federativos, implementação da política de alfabetização, ações de formação de professores e gestores e distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização. Esse reconhecimento é fruto do trabalho incansável dos nossos profissionais e dos maciços investimentos da Prefeitura de Campos na educação. Agradecemos a todos os envolvidos nessa jornada. Estamos orgulhosos, e vamos continuar trabalhando cada vez mais para que nossos alunos tenham seu direito de aprender garantidos”, concluiu a diretora.