Mais uma vez Campos fez bonito na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti) realizada neste final de semana. A Escola Municipal Santa Maria obteve o 2º lugar, na categoria 8º e 9º anos; e a Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, do Jardim Carioca, ficou em 3º lugar, na categoria 6º e 7º anos. Trata-se da maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sendo realizada desde 2005.
A Escola do Jardim Carioca já é bicampeã no evento. No ano passado, ficou em 1º lugar na categoria 8º e 9º anos. De acordo com a coordenadora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, e do Programa Mais Ciência na Escola, Carla Salles, a feira é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob orientação de docentes de escolas, públicas ou privadas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.
Na Mostra Virtual da Fecti, os visitantes puderam conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos.
“Que alegria e quanta satisfação e orgulho receber mais uma vez duas premiações na maior Feira de Ciências do Estado do Rio. Essa conquista é fruto do trabalho colaborativo, principalmente entre professores, alunos e coordenação pedagógica que fazem acontecer na Educação pública da rede municipal. Que os alunos saibam aproveitar as oportunidades oferecidas e sejam transformados pela educação”, disse Carla.
O projeto que ficou em segundo lugar é o “Climatizando sala de aula” que teve como professora orientadora Naurilândia de Oliveira Beiral Almeida e os alunos integrantes Luiz Felipe da Silva Dias, Rhayssa Alvites Jardim e Lázaro Garcia Sant’Ana. O objetivo do trabalho é avaliar as contribuições de modelos/protótipos de climatizadores de ambiente a partir de caixas de isopor, materiais recicláveis e de baixo custo visando auxiliar na melhoria das condições térmicas nas salas de aula; analisar os benefícios ao meio e desenvolver a busca pelo conhecimento científico dos alunos.
Já o terceiro lugar abordou o tema “Alunos de Campos dos Goytacazes produzem sabão de Cinzas de Bagaço de Cana”, e teve como orientadora a professora Cristiane Maria Fernanda Gomes Marques, e os alunos João de Jesus Pereira Mota, Maria Luiza Oliveira Felismindo e Mellina Martins Cordeiro Lima.
O objetivo, neste caso, foi utilizar resíduo de cinza de bagaço de cana-de-açúcar gerado na região de Campos dos Goytacazes, para redução do impacto desses resíduos no ambiente; além de conscientizar os alunos, seus familiares e toda a comunidade escolar da necessidade da mudança de hábitos para contribuição da preservação de seus recursos naturais para as próximas gerações; produzir sabão sustentável na Unidade Escolar, entre outros.
A gestora adjunta da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, Fátima Beatriz de Almeida Nogueira, falou do orgulho de toda a comunidade escolar pela premiação, que reafirma o potencial transformador da educação pública. Ela ressaltou que o prêmio é o reconhecimento do esforço coletivo, da dedicação e do talento que florescem na escola.
“Estamos plantando sementes que não apenas geram conhecimento, mas também transformam vidas e mostram ao mundo o quanto somos capazes. A Direção e toda a comunidade da Escola Luiz Sobral recebemos com imensa satisfação a premiação da Fecti. Este prêmio é fruto de muito trabalho e dedicação dos alunos Maria Luiza (7º Ano), João de Jesus (7º Ano), Mellina (7º Ano), da professora orientadora do projeto Cristiane Maria Fernandes e da toda a direção”, declarou Fátima Beatriz.
Fátima disse ainda que todos trabalharam incansavelmente. “Entendemos que educação se faz com incentivo e apoio e isso não faltou por parte da Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes. O programa Mais Ciências é um grande avanço na jornada educativa dessa cidade. O Luiz Sobral é atualmente bicampeão da Fecti, tem um passado de glória e um futuro de grandes conquistas. Que essa conquista inspire toda a nossa comunidade escolar a sonhar mais alto e acreditar na força da educação. Agradecemos a Prefeitura e em especial a Carla Salles e a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto”, concluiu.