O Auto de Natal da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais do Norte e Noroeste Fluminense (Apape) levou muita emoção ao Teatro Municipal Trianon na noite desta terça-feira (3). A apresentação natalina “O melhor presente é Jesus” contou sobre o nascimento de Jesus sob o olhar de uma mulher em situação de rua, que não compreendia o espírito natalino. Em certo momento do espetáculo, que foi encenado pelos assistidos e seus familiares, além de funcionários da Apape, a mulher fala com Deus durante um sonho, que conta toda a história do nascimento do menino Jesus.
A apresentação foi acompanhada pela primeira-dama Tassiana Oliveira e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, além dos familiares dos assistidos, funcionários da Apape e da presidente da instituição, Naira Peçanha.
A primeira-dama foi homenageada e presenteada com um quadro pintado por um dos assistidos da Apape. Tassiana parabenizou a instituição pelo espetáculo.
“Essa noite foi muito abençoada, em que presenciamos momentos valiosos. Vimos diversos sorrisos, alegria, amor, união e esperança. Eu parabenizo toda a equipe da Apape, porque sei que não é fácil montar uma noite como essa, com uma apresentação linda e extremamente emocionante. E, nessa parceria entre a Apape e Prefeitura, vamos seguir buscando ser uma cidade mais justa e inclusiva”, falou.
Letícia Rodrigues, mãe da pequena Júlia, de quatro anos, ficou muito feliz com a participação da filha. Ela disse que o Auto de Natal mostrou a evolução da Júlia, que entrou na instituição com apenas dois anos e meio.
Foto: Éder Souza / Divulgação
“Pra mim foi incrível, porque a apresentação trabalhou demais a questão da interação social, o tempo de espera, de estar em contato com as pessoas. Isso faz toda a diferença na vida dela. A evolução dela, desde que entrou na Apape, tem sido incrível, porque ela não olhava nos nossos olhos, ela não interagia; mas, agora, ela fala muitas coisas que não falava. É uma evolução que foi aos poucos, mas a gente consegue ver resultados. É importante a gente continuar na batalha”, disse Letícia.
O secretário Rodrigo Carvalho reforçou que a apresentação foi muito bem harmonizada entre os participantes. “A gente viu que tudo estava muito sincronizado e ensaiado, dentro de uma harmonia entre as mães, os alunos e as equipes da instituição. A gente fica muito feliz com esse trabalho”, declarou.
Rodrigo ainda ressaltou a parceria entre a Prefeitura e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), como a Apape, que terão um aumento de 10% na per capita em 2025. “O trabalho desenvolvido pelas instituições, assim como a Apape, é importantíssimo, porque são anos de execução. Desde o primeiro ano do governo Wladimir Garotinho, a gente já realizou cerca de 40% de aumento no repasse. Isso é competência, equilíbrio fiscal e um trabalho contínuo para cuidar de pessoas”, ressaltou.
O espetáculo Auto de Natal da Apape, que também foi acompanhado pelo vereador Leon Gomes, acontece há 13 anos. A apresentação encerra o calendário de eventos da entidade.
"Temos sempre em nosso coração, que se enche de alegria, o sentimento de gratidão, principalmente por aqueles que caminham conosco. Vimos um espetáculo lindo, que foi produzido com alegria pelos nossos assistidos e seus familiares e também pela nossa equipe”, contou a presidente da Apape, Naira Pessanha.
A Apape é uma das seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Prefeitura e está há 24 anos realizando esse tipo de atendimento na cidade. No âmbito da neurodiversidade, são atendidos cerca de 160 usuários com deficiência, entre meninos e meninas. Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe transdisciplinar, que inclui terapeutas, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e neuropsicólogos.