O Hospital Geral de Guarus (HGG) deu mais um passo no processo de implantação do Lean nas Emergências. O encontro mensal aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro, reunindo a superintendência, direção e coordenadores do hospital com consultores e gestores do projeto. Uma novidade, a partir desta etapa, é que a médica gestora Linelly passa a integrar a equipe. As reuniões focaram na análise da coleta de dados do fluxo hospitalar, identificação de gargalos e possíveis soluções práticas para resolução dos problemas. Ao passo que, tecnicamente, caminha o processo para implantação de ferramentas para otimização do atendimento hospitalar.
“As soluções são criadas exclusivamente para o HGG com base na coleta de dados fidedigna, na realidade financeira e de recursos humanos, nas possibilidades de novos investimentos pelo Município e para atender a necessidade integral do paciente, gerando segurança e satisfação deste usuário desde o momento que ele dá entrada até sua alta”, explicou o superintendente do HGG, médico Vitor Mussi.
Para esta etapa, os coordenadores e equipes operacionais participaram de uma dinâmica em grupo. “Estamos analisando hoje o cenário real do atendimento no HGG, com base no que já analisamos das coletas, treinamos alguns passos, orientamos e em uma visita de apoio aparamos as arestas para alcançarmos este verdadeiro cenário. A fase mais importante será a implementação de ação do projeto. É ajustar tudo e coletar os resultados. Esta é a parte mais difícil e trabalhosa. Até aqui o envolvimento foi excelente, assumiu a gestora Letícia Baraúna.
O médico gestor Pablo Chagas explicou que todas as ferramentas de solução serão apresentadas e, embora, nem todas façam sentido neste momento, elas continuam com possibilidade de serem aplicadas em outras fases do hospital. “A minha intenção é que a cada visita o HGG fique com um dever de casa para quando retornarmos o hospital tenha executado as metas. O que não fizer sentido agora, sabemos que os profissionais terão capacidade técnica para executar no futuro”, disse.
A diretora clínica do HGG, médica Luisa Barreto, comemorou os resultados até agora. “A experiência desses gestores nos norteia a traçar metas para reduzir o tempo de atendimento e oferecer um serviço melhor para o paciente. Este processo está trazendo mais dinamismo ao profissional, incentivo e comprometimento, pois é necessário a integração de todos para que o projeto tenha sucesso”, falou.
A médica gestora Linelly Morellato passou a integrar a equipe Lean nas Emergências. “Estou muito feliz em poder participar deste projeto aqui em Campos que é a minha cidade, contribuindo com o conhecimento Lean para levar melhorias para os munícipes”, disse.
Sobre o Lean nas Emergências
O Lean nas Emergências é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado. O objetivo é reduzir riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.
O Lean nas Emergências começou a ser implantado no HGG no dia 3 de outubro de 2024. Ele faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) que busca repassar expertise de hospitais de excelência para os hospitais do SUS.