A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou na última semana o Seminário Cultural: Intercâmbio de Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento aconteceu no auditório da Prefeitura, reuniu gestores e gestoras e contou com a presença da secretária da pasta, Tânia Alberto.
De acordo com articuladora municipal de Gestão e Formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Layla Constantino, o percurso formativo de oito meses do Programa Nacional LEEI e a promoção do Seminário constituem e comprovam uma grande evidência para as condicionalidades da conquista do Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização concedido pelo MEC. Ela explicou ainda que todas as ações no âmbito do Compromisso Nacional aplicadas em Campos e conjugadas pela Articulação Municipal do CNCA foram essenciais para a conquista do Selo.
“O trabalho investido de gestão e formação em políticas públicas pela articulação municipal do CNCA com a formação de 300 cursistas, envolveu gestores, pedagogos e professores atuantes na etapa da educação infantil, com uma equipe de oito formadores municipais selecionados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em colaboração com a coordenação de trabalho pedagógico com as universidades federais — UFRJ E UNIRIO — responsáveis pela Coordenação do LEEI no Estado do Rio de Janeiro. Promovemos o Seminário como uma ação colaborativa para cumprimento de uma programação designada pelo Ministério da Educação (Mec) no contexto do CNCA”, disse Layla.
O seminário teve início com contação de história feito pela escritora Edda Barreto. Esse foi o último encontro presencial e o objetivo é divulgar as práticas pedagógicas que envolvem a aprendizagem de leitura e escrita nas primeiras etapas da Educação, como garantia de direito e desenvolvimento das habilidades essenciais para o crescimento cognitivo e social das crianças.
Participaram a subsecretária de Educação, Rita Abreu; a diretora pedagógica, Viviane Terra; a coordenadora de Educação infantil, Sirlei Artilles, e a articuladora regional da rede Renalfa, Sandra Araújo. Tânia Alberto destacou a necessidade de os educadores estarem conectados com o futuro e todas as novidades que cercam o ensino-aprendizagem.
Diretor adjunto da Creche Escola Municipal Felismindo Marques Barreto e formador municipal no LEEI da turma Ana Maria Machado, Victor da Penha Miranda disse que a atuação como formador resultou em uma experiência significativa para sua profissão. “Conseguimos, com o LEEI, adentrar inúmeras unidades escolares ressignificando as nossas práticas com um trabalho afetivo que envolve a literatura, a cultura, o brincar e as infâncias”, disse Victor.
LEEI
Campos foi o 2º município do estado do Rio de Janeiro com o maior quantitativo de professores no Curso do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), ficando atrás apenas do município do Rio. O objetivo é ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.