A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou nesta última semana, o Seminário Cultural: Intercâmbio de Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a presença da secretária da pasta, Tânia Alberto. O seminário teve início com contação de história realizado pela escritora Edda Barreto. Esse foi o último encontro presencial e o objetivo é divulgar as práticas pedagógicas que envolvem a aprendizagem de leitura e escrita nas primeiras etapas da Educação, como garantia de direito e desenvolvimento das habilidades essenciais para o crescimento cognitivo e social das crianças.
Participaram a subsecretária de Educação, Rita Abreu; a diretora pedagógica, Viviane Terra; a coordenadora de Educação infantil, Sirlei Artilles, e a articuladora regional da rede Renalfa, Sandra Araújo. Tânia Alberto destacou a necessidade de os educadores estarem conectados com o futuro e todas as novidades que cercam o ensino-aprendizagem.
“O aluno de dez anos atrás não é igual ao aluno de hoje. Então, formação continuada é e sempre vai ser cada vez mais importante. Ainda que eu vá para um evento e veja sempre as mesmas pessoas e ouça conteúdos parecidos, só a oportunidade de me encontrar com as pessoas, conversar com elas, sair da minha rotina da sala de aula, já valeu a pena. Eventos como esse mobilizam o que tem de melhor dentro de nós e nos motivam. Temos um compromisso social com o resultado e o resultado do trabalho de vocês, além da grande importância que tem de formar crianças seguras, autoconfiantes, com vocabulário mais ampliado, com melhor condição de viver em sociedade, porque esse é o processo inicial da socialização, a gente também tem uma contribuição enorme que é dar condições para que essas crianças sejam bem alfabetizadas a partir dos seis anos de idade. Então, essa condição de pré-letramento que a pré-escola oferece é muito importante”, disse Tânia.
Já a subsecretária de Educação destacou a importância do trabalho do professor alfabetizador. “Professor da Educação Infantil é um profissional super criativo. Basta olharmos hoje os trabalhos expostos, tem muita coisa linda e ideias inovadoras. Vocês estão de parabéns porque não desistem e mostram que estar na Educação Infantil, poder contribuir com uma educação de qualidade, é possível sim. A gente começa desde os pequenininhos. Então, estou muito orgulhosa de todo esse processo de vocês. Parabéns a todos”, comentou Rita.
Para a diretora pedagógica, Viviane Terra o incentivo à leitura e à escrita é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. “Esse é um momento realmente especial. A gente fica realmente emocionada de ver um auditório cheio de pessoas que estão com brilho nos olhos e nos encantando com tantos trabalhos, tantas coisas curiosas. Alcançar aquilo que a gente conserva, que nos renova todo dia, é a certeza que já fomos crianças um dia e isso é importante para pensarmos o quanto a nossa escola é capaz de valorizar a infância e garantir que as nossas crianças tenham o direito de serem crianças” falou Viviane.
A coordenadora da Educação Infantil também refletiu sobre a necessidade da leitura na sala de aula. “A leitura e a escrita são ferramentas poderosas que abrem as portas para o conhecimento, a imaginação e a criatividade. Ao ensinar essas habilidades vocês não estão apenas transmitindo o conteúdo, mas também ajudando as nossas crianças a se tornarem cidadãos críticos e autônomos. Lembre-se da importância de criar um ambiente acolhedor e estimulante em que cada criança se sinta valorizada e motivada a explorar o mundo das palavras. Vocês têm em mãos a capacidade de inspirar, transformar e deixar uma marca positiva na vida dos nossos pequenos. Parabéns por estarem aqui. Parabéns pela dedicação e por acreditarem no poder da educação. Quanto orgulho eu tenho de cada um de vocês”, finalizou Sirlei.
LEEI - O LEEI constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático. A partir deste ano o LEEI passou a ser desenvolvido em 15 estados e mais o Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023.
Tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.