Quem é fã da “Caverna do Dragão” com certeza não perdeu o último episódio. Mas o que muita gente não sabe é que esse final foi criado pelo campista e designer gráfico Diego Ventapane. O artista participou da CCXP, maior festival de cultura pop do mundo, em São Paulo, lançando o episódio perdido da Caverna do Dragão, série de animação que conquistou as gerações dos anos 80 e 90.
Diego é também o autor do canal @osbonequinhos, que há 10 anos cria conteúdo para as redes sociais e mostra todo o processo dessa produção tão detalhada. Ele participou da última edição do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, com apoio da Tec Incubadora.
“O Programa Economia Criativa foi muito importante para mim, para me dar uma visão de negócio para meu canal do Youtube, por mais que seja um trabalho, eu ainda não enxergava como uma empresa e o projeto da TEC Incubadora me ajudou a enxergar isso e a elaborar melhor a forma como eu administrava meu projeto. Hoje eu já penso em contratar pessoas para fazer parte da minha equipe, porque, até então, eu fazia tudo sozinho”, comentou Diego.
A gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, disse que ter a presença de Diego na CCXP é um verdadeiro orgulho para Campos e para o Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa da cidade. Ela citou ainda que o designer, como um profissional criativo e referência no cenário cultural local, representa com paixão e talento a força dos artistas e empreendedores que se dedicam a transformar a cultura em uma fonte de inovação e inspiração.
“O evento reúne histórias em quadrinhos, séries, filmes e videogames em um espaço de trocas criativas e experiências únicas. A participação de Diego nesse contexto evidencia o papel fundamental da nossa cidade e do apoio municipal para que artistas e criadores locais possam se destacar em grandes cenários nacionais e internacionais”, disse.
Adriana acrescentou que Diego não apenas integrou o evento com sua trajetória inspiradora, mas também fortaleceu as conexões entre o talento regional e as grandes indústrias da cultura pop. “Seu envolvimento traz visibilidade para Campos e comprova que investimento em economia criativa gera resultados significativos para o desenvolvimento cultural e profissional de artistas e empreendedores locais. Parabéns, Diego, por representar tão bem nossa cidade e mostrar que a criatividade tem o poder de alcançar grandes públicos e grandes sonhos! Sua participação na CCXP é um marco importante para todos nós”, completou Adriana.
O artista falou ainda sobre a experiência no CCXP. Para ele, foi surreal estar no palco Thunder da CCXP. “Nem em meus sonhos mais absurdos eu conseguiria imaginar uma coisa dessas. Foi tudo tão incrível que eu me senti anestesiado e só consegui entender de fato o que aconteceu alguns dias depois. E para dizer a verdade eu ainda estou assimilando tudo. Eu subi no palco principal (Thunder) na sexta-feira (6) junto com o Jovem Nerd e os dubladores originais do desenho para fazer uma exibição exclusiva ao público da CCXP. Logo depois fui para o palco do Omelete bater um papo sobre o projeto. Eu criei meu canal há 10 anos para brincar com stop motion e com o tempo essa brincadeira se tornou minha profissão e tem me trazido frutos maravilhosos”, contou Diego.
Stop motion é uma técnica que surgiu no cinema, por acidente, quando George Melies teve um problema em sua câmera e notou que poderia pará-la, trocar a posição dos objetos e voltar a filmar, criando um efeito de “transformação”. Hoje define-se stop motion como uma técnica que utiliza fotografias sequenciais para gerar a ilusão de movimento.
Para o designer o trabalho foi um enorme desafio, pois nunca tinha feito um projeto tão grande quanto esse. “Tudo começou quando a Hasbro fez contato comigo através de uma agência de influenciadores chamada Spark, em maio de 2023. As negociações duraram meses até que no dia 29 de novembro nós fechamos esse projeto. O curta-metragem é uma comemoração aos 40 anos de Caverna do Dragão no Brasil e 50 anos do jogo de RPG Dungeons and Dragons, do qual o desenho foi inspirado. A ideia não era oficializar um fim do desenho, mas comemorar esses marcos com um episódio comemorativo em stop motion, por isso o título ‘O Episódio Perdido’, explicou.
Ele ressaltou também que teve a honra de trabalhar diretamente com o Deive Pazos (Azagal) e o Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) na criação desse projeto. “Eles ficaram com a direção geral, roteiro e sonoplastia e eu fiquei com a animação, direção de fotografia, direção de arte e pós-produção”, explicou.
Diego começou os trabalhos de pré-produção em janeiro e a animação começou em abril, finalizando tudo no dia 19 de novembro de 2024, totalizando 302 dias. Os cenários foram feitos pela artista Luiza de Carvalho, também de Campos.