A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, reuniu gestores de unidades escolares, gerentes e coordenadores da sede da Secretaria, no Teatro de Bolso nesta segunda-feira (9). O objetivo foi falar sobre o encerramento do ano letivo de 2024 e apresentar propostas para 2025. A banda da Seduct abriu o evento com clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e o grupo Escola de Práticas Artísticas (EPA) apresentou o espetáculo "O Reino Encantado das Artes".
Durante a reunião a secretária premiou e homenageou os alunos Arthur Mangueira, primeiro medalhista ouro do Município no Torneio Aprenda + Matemática, estudante da Escola Lions II; e Mayara Nascimento da Silva, do 5º ano do Ciep Wilson Batista, também com medalha de ouro.
“Eu sei que muitos dos que estão aqui dentro têm grandes medalhistas e um volume muito grande de alunos que conquistaram as medalhas no Torneio Aprenda + Matemática, e essa entrega simbólica, hoje, é para que possamos refletir que precisamos abrir as portas para todas as possibilidades de aprendizagem para as nossas crianças. Educação se faz por ação. Ter boa intenção é muito bom e é necessário, mas é preciso agir para que a aprendizagem aconteça. A prova disso é que, nesta semana, nosso prefeito vai receber, em Brasília, o Selo Ouro do MEC, pelas boas práticas em alfabetização. Isso é muito importante porque mostra que os recursos provaram que nós demos as condições para as coisas acontecerem. Que nossos alunos possam sonhar com uma educação de qualidade e usar a educação como um instrumento de transformação”, disse Tânia.
Participaram do encontro a subsecretária de Educação, Rita Abreu; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, e o subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães.
TRABALHO DAS SUBSECRETARIAS - Nilo Manhães apresentou a atuação da sua Subsecretaria, formada por setores como Transporte, Tecnologia de Informação, Sistemas e Indicadores, Gestão de Pessoas, Matrícula e Zeladoria. Ele destacou conquistas e desafios.
"Somos vencedores! É bom ressaltar que ninguém faz nada sozinho, o trabalho todo é feito em equipe para que vocês que estão do outro lado possam realizar seus trabalhos da melhor forma. As unidades escolares dependem uma das outras. A matemática como foi colocada aqui nos levou ao sucesso de algumas unidades e gerou conhecimento para todas. Agradeço por tudo, foi muito bom. Aprendemos muita coisa e vamos permanecer na luta", disse Nilo.
Já Suzana da Hora destacou os programas e projetos de sua Subsecretaria como: Mais Ciências, Mais Ciência na Escola, Laboratórios de Robótica, Caminhão da Ciência, Startup Campos, Economia Criativa, Efem, Estação Educação, Tô Ligado, Clube de Ciências, além de realização de oficinas, seminários e mostras.
"Aprendemos bastante com esse trabalho na Seduct e quero agradecer a todos pela ajuda e colaboração. Eu vim do Instituto Federal Fluminense (IFF) e conheci essa rede imensa que é a Secretaria de Educação. Vamos continuar trabalhando para levar ciência e tecnologia para todos", disse Suzana.
Carla Patrão fez uma reflexão e deu algumas notícias importantes para a Rede como a ampliação de recursos de programas como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e a continuação da ampliação das unidades escolares.
"Quero ressaltar que esses investimentos são muito importantes para nossa Rede e saber utilizá-los é muito importante. Estamos sempre oferecendo cursos e capacitações nesse sentido, logo, é de suma importância que todos os gestores participem. A gente deseja construir um caminho de autonomia, de facilidade para que vocês possam usar esse recurso também, certo? Para que nenhuma unidade fique com dinheiro parado porque ele complementa a receita do financiamento da educação municipal. Vamos dar continuidade ao trabalho de expansão das unidades, já conseguimos tirar cinco escolas de imóveis alugados e ano que vem teremos ainda mais serviços concluídos”, explicou Carla.
Para finalizar, Rita Abreu apresentou o trabalho de sua Subsecretaria e falou sobre as conquistas e legados. “O amor pela educação se mostra no dia-a-dia. Nós nascemos para isso. Somos cientistas aplicados à educação. Não somos qualquer um, não somos qualquer profissional. Sinto cada um de vocês, quando chegam com suas angústias em busca de respostas. Estamos juntos nessa luta constante. Temos o compromisso de fazer o melhor e vamos continuar fazendo dessa forma. Quantas coisas avançamos, quantas premiações em nível nacional, estadual e municipal nas escolas este ano, isso vai ficar para sempre em nossas memórias. Parabéns a todos vocês que se mantiveram firmes e cumpriram brilhantemente seus papeis”, concluiu Rita.