Mais de 26.400 familiares, cerca de 400 professores e aproximadamente 8.800 alunos de 21 escolas da rede municipal de ensino estão sendo contemplados com o Programa MenteInovadora, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Mind Lab. As ações tiveram início em 2023 e o trabalho é focado em competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e regulação de suas emoções.
Ao longo do ano de 2024, duas formações pedagógicas sobre o assunto foram realizadas para os educadores. Somente neste ano, 75 professores participaram das capacitações, como informou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto.
“O programa utiliza jogos de raciocínio e materiais pedagógicos que se integram ao currículo de forma transversal. O objetivo é que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas, preparando os alunos para a vida”, explicou.
As unidades contempladas são: CEMSTIAC; CIEPs Professora Carmem Sylvia Carneiro, Francisco Portela e Wilson Batista; e Escolas Municipais Albertina Azeredo Venancio, Amaro Prata Tavares, Carlos Chagas, Clóvis Tavares, Custódio Siqueira, Farol de São Tomé, Frederico Paes Barbosa, José do Patrocínio, Lions 1, Lulo Ferreira de Araújo, Marechal Artur da Costa e Silva, Nossa Senhora da Conceição, Professora Eleonora Silva Pinto Viana, Professora Olga Linhares Corrêa, Professora Wilmar Cava Barros, Santa Maria e Santa Terezinha.
O líder de produtos e serviços da Mind Lab, Thiago Zola, ressaltou que a Mind Lab vem se consolidando nas últimas décadas, sendo uma empresa que está fazendo 30 anos este ano, com parcerias estratégicas com foco no desenvolvimento da educação, sobretudo na rede pública.
“Essa parceria que a Mind Lab tem com Campos vem para reforçar um trabalho que o município já faz, sobretudo no que diz respeito à formação docente, que é um dos focos da gestão, mas também para levar soluções educacionais de ponta para os alunos da rede pública municipal. Então, a gente fica muito satisfeito, muito feliz com essa premiação. O Instituto Porvir, que também faz parte do projeto, um portal de educação especializado que vem trabalhando educação no Brasil inteiro, fazendo as análises, promovendo iniciativas como essa, selecionou o município para essa premiação, justamente por conta desse trabalho e dessa visão. Um país com tantas carências, com tantos desafios, como o nosso, gestões que ainda conseguem encontrar espaço para investir e privilegiar a educação, o investimento nas nossas crianças e nossos jovens, acho que é mais do que necessário e importante que isso seja reconhecido”, disse Thiago.
A Mind Lab colabora com redes públicas e privadas de ensino no enfrentamento do cenário de desigualdade educacional e geração de renda. Desde sua fundação no Brasil, em 2009, capacitou 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente 7,3 milhões de alunos e familiares. Atualmente atua junto a redes dos Estados de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.