Os projetos selecionados na X Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMuCTI) de Campos e V Feira Municipal de Ciências do Ensino Fundamental Anos Iniciais durante a XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), desenvolvida entre os dias 16 e 18 de outubro deste ano, no Jardim São Benedito, foram premiados nesta quarta-feira (11), na I Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. O evento foi realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
O evento contou com a presença da subsecretária de Educação, Rita Abreu e a subsecretária de Ciência e Tecnologia Suzana da Hora.Rita Abreu falou sobre a alegria de não ter barreiras para o saber científico.
"Muito me alegra ver meus alunos aqui, ex-alunos, que eu conheci aos quatro anos de idade e hoje estão alcançando esse voo tão grande. E cada um de vocês tem uma história para contar. Daquele aluno que dava trabalho e que através da Ciência se transformou em um aluno interessado e pesquisador. Muito obrigada a todos por fazerem da Educação esse elo de crescimento", acrescentou Rita.
Suzana da Hora parabenizou a todos e falou sobre a importância de ter jovens pesquisadores na Rede.
"Eu sei que o trabalho é muito árduo, mas quando a gente vê nossos alunos brilhando é uma sensação indescritível. É muito bom poder dar essa oportunidade a eles de estudar, fazer uma pesquisa, vislumbrar um horizonte mais amplo. Então, eu fico muito feliz e quero dar os parabéns a vocês todos", disse Suzana.
Coordenadora do projeto Mais Ciência na Escola, Carla Salles falou sobre a finalização dessa etapa. "É um ciclo de um ano extremamente produtivo, não só para nós, como professores, educadores, equipe técnica da secretaria, mas principalmente para os alunos que estiveram envolvidos em cada projeto aqui premiado, em cada projeto que se destacou, que porventura não foi premiado, mas com certeza teve um destaque na vida desses alunos e esse momento foi um momento de consagração, e de reconhecimento principalmente daqueles que são os verdadeiros protagonistas dessa história, dessa conquista, que são os nossos alunos, os nossos professores que estão sempre engajados e comprometidos com o processo, com a qualidade do ensino e nesse processo de aprendizado. Foi mais um momento repleto de emoção ao ver essas crianças se tornar pesquisadoras", contou Carla.
A professora Cristiane Marques, da Escola Municipal Luiz Sobral, contou sobre o trabalho premiado na feira. "O nosso projeto não foi um projeto por si só. Por meio da cana de açúcar, nós pudemos contar um pouquinho da história da nossa cidade, e que privilégio! Campos tem um processo histórico riquíssimo, que envolve a produção canavieira, tanto no aspecto econômico quanto no aspecto cultural. E poder contar, por meio do nosso trabalho, essa história foi um privilégio para nós. Isso nos deixou imensamente feliz", falou Cristiane.
No ano passado a Creche Escola João Siqueira dos Santos, da Tapera, participou pela primeira vez da SNCT, este ano voltou e foi premiada. A Creche Zumbi dos Palmares também subiu ao palco com seus bebês medalhistas. A professora Genilce Magalhães falou sobre a participação no Mais Ciência na Escola.
"Eu tive um projeto bem diferente que frisava bastante a ludicidade, então falamos sobre sustentabilidade, reciclagem, trabalhamos todos esses pontos com os bebês, então foi muito bom porque eles participaram, curtiram todo o momento, cresceram e com certeza crescemos junto com eles. É uma emoção muito grande estar nesse momento colhendo frutos do meu trabalho", disse.
Aluna da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, Ana Clara Silva falou sobre a complexidade do trabalho. "Eu queria dizer que não foi fácil esse processo. A gente teve que se dedicar muito todos os dias, ir na escola, ajudar a fazer o projeto, se dedicar. Eu queria agradecer a todos por terem me permitido participar e à escola por nos ajudar a utilizar tudo que a gente precisava para poder fazer o projeto acontecer. Muito obrigada", disse.
Aluno da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Filipe de Souza disse que viveu um mundo novo com o projeto "Clube da Ciência".
"Eu aprendi muita coisa com o projeto. Socializei bastante e nunca imaginei que eu fosse viajar para o Rio de Janeiro. Eu fui, participei da Feira de Ciências. Adorei as atividades do grupo e ver o sorriso das crianças. E foi sensacional, então só tenho a agradecer a minha professora Valquíria, que me orientou. Agradeço muito pela oportunidade", explicou.
Gestora da Escola Municipal, Frederico Paes Barbosa, Maria de Fátima Ferreira Alonso Alves ressaltou a mudança do aluno Kauan, que é PCD e hoje tem se destacado na escola.
"Antes do projeto eu não conhecia a voz dele. Então, a partir do momento que entrou no projeto, deslanchou, ressurgiu. Às vezes as pessoas acham que é só mais um projeto e não é apenas isso, é algo transformador. Então eu só tenho que agradecer a equipe, a Valquíria, que é uma guerreira da minha escola, que consegue fazer de uma coisa pequenina um oceano, uma imensidão. O Kauan esteve comigo no Rio, no Festival da Matemática, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Jardim São Benedito e está aqui agora. Eu não acreditei que ele fosse conseguir pegar o microfone e falar e o kauan brilhou, graças à sua experiência no Mais Ciência na Escola, minha gratidão", disse.
PROJETOS SELECIONADOS NA X FEMuCTI
1- Ciep Clóvis Tavares - Produção de vegetais por hidroponia vertical: uma proposta para aproveitamento de pequenos espaços.
2- EM Dr Luiz Sobral - Alunos da rede municipal de Campos dos Goytacazes-RJ produzem sabão de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar e óleo de fritura usado
3- EM Dr Luiz Sobral - Fortalecendo vozes: parceria aluno-escola para representação estudantil
4- EM Eloy Ornelas - Antropoceno no Rio Açude: do lazer ao lixo
5- EM Frederico Paes Barbosa - Guardiões da Ciência - um clube de ciências na Escola Municipal Frederico Paes Barbosa
6- EM Santa Maria - Climatizando sala de aula
PROJETOS SELECIONADOS NA V FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
1- CIEP 142 Maestro Villa Lobos - Como empreender utilizando produtos de beleza e higiene veganos e sustentáveis
2- EM Cláudia Almeida Pinto de Oliveira - Relógio medicinal do corpo humano
3- EM Lions Goitacá Leitura e Arte: promotoras do conhecimento sobre o bioma Mata Atlântica
4- EM Manoel Ribeiro do Nascimento - Análise de sistema automático de irrigação para cultivo de ervas medicinais com propriedades repelentes
5- EM Prisco de Almeida - Viagem ao Espaço (caixa holográfica com o sistema solar) lançamento de foguetes
PROJETOS INDICADOS PARA MENÇÃO HONROSA E PARTICPAÇÃO ESPECIAL POR ORDEM ALFABÉTICA
1- Profa Wilmar Cava Barros - Manguezal da Carapeba: uma importante barreira natural na contenção da erosão costeira
2- EM José do Patrocínio - Roblox – Computação
3- CEM JOÃO SIQUEIRA - Biomas do Brasil e Cantando e encantando
4- CEM ZUMBI DOS PALMARES - Plantando o futuro