Após a Prefeitura de Campos entregar o Centro de Convivência construído no espaço público no Parque Eldorado, os moradores de todas as idades elegeram o local como o principal point do bairro. O campo de futebol de grama sintética abriga Escolinha que orienta 120 crianças dos seis aos 14 anos vocacionadas para o futebol. Elas recebem orientações de cidadania e treinamento da regra e da prática do esporte por dois ex-jogadores de futebol que conduzem a Escolinha Reviva Eldorado. As mulheres do bairro participam de funcional às terças e quintas-feiras das 18h às 19h. Os dias e horários para uso do espaço foram definidos em consenso, de forma que todos possam usufruir dos equipamentos públicos para o esporte e para o lazer.
O espaço urbanizado com os equipamentos para a prática de atividades esportivas e de lazer proporciona bem-estar aos moradores e melhoria significativa na qualidade de vida e na socialização entre os moradores. Uma Escolinha de Futebol já abriga 120 crianças, dentre elas 60 meninas. O projeto é conduzido pelos ex-jogadores de futebol, Carlos Alves do Nascimento, o popular Lepú do Esporte e Roberto Nunes, um abnegado e empolgado treinador que garante que o campo de futebol de grama sintética vai revelar talentos que vão brilhar fora de Campos.
O coordenador da Escolinha, Carlos Alves do Nascimento, o popular Cafú do Esporte, relata que antes da Prefeitura construir o Espaço de Convivência, as crianças e adultos jogavam futebol em um campo improvisado em um terreno do bairro com muito mato e buraco. Ele ressalta que prevaleceu o bom entendimento para que todos pudessem usufruir do novo Espaço, dotado de campo de futebol com grama sintética e academia para a terceira idade e playground para as crianças.
“A Prefeitura veio aqui e transformou esse lugar que, antes tinha muito mato e lixo, em um “Centro de Esportes e Lazer”. Como muita gente quer usar o campo ao mesmo tempo, decidimos organizar. A Escolinha faz as atividades com os meninos e com as meninas em dias e horários definidos. Às segundas-feiras e quartas-feiras, treinamos as crianças conforme as faixas etárias: desenvolvemos atividades das 8h às 10h e das 15h às 17h. Às terças e quintas, das 18h às 19h, fazemos funcional feminino. Fora desses dias e desses horários, o espaço fica livre para uso dos adolescentes e adultos que se divertem com a prática do futebol entre grupos de amigos e familiares”, detalha Carlos Alves do Nascimento, o Lepú do Esporte.
O treinador Roberto Nunes elogia a iniciativa da Prefeitura de Campos de construir os Centros de Convivência com equipamentos para o esporte e o lazer. “Todos os moradores ficaram muito gratos pelo que a Prefeitura fez aqui e também em outros bairros. Este lugar servia para crescer mato e acumular lixo. Além de prejudicar o aspecto do bairro, o risco de proliferar doenças era iminente. Agora, o local é dotado de campo de futebol society com grama sintética, playground e academia para a Terceira Idade. Todo espaço recebeu instalações e sistema moderno de iluminação com refletores e luminárias de led que asseguram qualidade no padrão de luminosidade.
Espaço de Convivência levantou autoestima dos moradores - “Essa obra levantou a autoestima das pessoas do bairro. Melhorou o aspecto com a beleza do que foi construído e, nós, com o esporte, contribuímos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente das crianças, tirando elas das ruas e direcionando para um futuro melhor por meio da orientação e do esporte. Mesmo aqueles que não estão na Escolinha Reviva Eldorado, adolescentes e pessoas adultas aproveitam o espaço para a prática de esporte e lazer”, destaca Roberto Nunes.
Moradores elogiam o equipamento - “Moro aqui no Eldorado há 20 anos e nunca imaginei que, um dia, o bairro fosse receber uma obra tão importante da Prefeitura como essa. Isso ficou bom demais. O bairro cresceu muito e precisava mesmo de um lugar para as pessoas relaxarem, conversarem e se divertirem. Esse espaço é o principal ponto de encontro do Eldorado. O mais importante é que os brinquedos e a Escolinha de Futebol tiram muitas crianças das ruas, onde aprendem coisas que podem desviar a conduta delas quando atingirem a adolescência. Agora, os pais têm a oportunidade de trazer as crianças para a diversão saudável e para a prática do esporte”, observa Joel Sales.
“Moro aqui no Eldorado há 46 anos e vi o bairro surgir do meio do mato e, aos poucos, vi como foi saindo do barro e da lama para o asfalto. Na verdade, quem começou o processo de tirar o Eldorado do barro para o asfalto foi o então Prefeito Anthony Garotinho. Hoje, tenho a felicidade de estar viva para ver a nova transformação do bairro. Estou usando os aparelhos da Academia da Terceira Idade porque cada tipo é indicado para diferente efeito no corpo. Gostei do cuidado nas instalação de muitos brinquedos no playground. Interessante observar que cada tipo dos brinquedos é indicado para as diferentes faixas etárias”, observa Dona Rosângela da Silva, 46 anos.