A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, em parceria com a Secretaria de Qualificação e Emprego, realizou nesta segunda-feira (23) a formatura dos cursos livres e oficinas oferecidos gratuitamente pelas pastas. Ao todo 199 alunos receberam seus certificados. A cerimônia, que aconteceu no auditório da Prefeitura, contou com a presença da primeira-dama do município, Tassiana Oliveira.
“É maravilhoso a gente encerrar o ano celebrando mais uma formatura. É inspirador poder estar com pessoas que estão se profissionalizando e indo em busca da sua independência financeira. Além de parabenizar os alunos, é também um momento de parabenizar todos os profissionais, instrutores e professores, que se dedicam para ensinar. Tenho certeza de que essas sementinhas que estamos plantando hoje vão florescer em 2025 e que a gente vai conseguir oferecer ainda mais cursos para a nossa população”, destacou Tassiana.
Na ocasião foram certificados os alunos dos cursos de Confecção de Bolos e Salgados, oferecidos na Padaria Escola; cursos de Confecção de Salgados e de Manicure, oferecidos no Dispensário São Vicente de Paulo, parceiro da prefeitura; alunas das oficinas de Natal que foram oferecidas pelo Restaurante do Povo e também jovens que participaram do programa Acessuas Trabalho, que oferece ações que apoiam os participantes em sua trajetória para o mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, mais de duas mil pessoas se formaram nos últimos quatro anos através dos cursos e oficinas oferecidos pela pasta.
“A gente fica muito feliz quando mais um grupo conclui os cursos e oficinas que oferecemos. Eu costumo dizer que em Campos a assistência dá o peixe, mas também ensina a pescar, pois nosso objetivo é que as pessoas possam ter sua própria renda, consigam desenvolver suas habilidades e entrem no mercado de trabalho. A gente agradece também aos parceiros, que se unem à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e fortalecem ainda mais essa corrente”, disse Rodrigo.
O secretario de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, também participou da cerimônia e falou sobre o suporte que o município tem oferecido para novos empreendedores.
“O mercado está cada vez mais exigente e não basta apenas ter o certificado, tem que querer. E hoje, aqui, nós temos um auditório cheio de pessoas que se capacitaram para buscar novos caminhos. Aqui, hoje, tem muito empreendedor, gente que quer começar o seu negócio e o município tem dado todo o suporte a essas pessoas, através do Fundecam, da secretaria de Qualificação e Emprego e demais órgãos parceiros”.
Aos 73, Leide Lucia Alves, frequentadora do Restaurante do Povo, participou da oficina de Decoração Natalina.
Foto: Amaro Jr / Divulgação
“Eu gostei muito! É uma oportunidade de a gente aprender a fazer uma coisa nova e que vai gerar um dinheirinho também, né? Eu aprendi a fazer a guirlanda na aula e já fiz para decorar a minha casa”, comentou.
Também participaram da cerimônia a subsecretária adjunta de Desenvolvimento Humano e Social, Graziele Gonçalves; o diretor do Departamento de Programas e Projetos, Marcelo Areas; a representante do instrutores dos cursos, Maria Marta Rodrigues; a representante do Restaurante do Povo, Vanessa Gonçalves; a representante da Fundação CDL, Kelly Mendonça; e a representante do Dispensário São Vicente de Paulo, Laura Freitas.