A tradicional Festa de Santo Amaro reuniu milhares de fiéis no distrito, nesta quarta-feira (15), dia do Padroeiro da Baixada Campista. Às 11h, no Santuário de Santo Amaro, o prefeito Wladimir Garotinho e a primeira-dama Tassiana Oliveira participaram da Santa Missa Solene, presidida pelo bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco, e que contou com a presença de diversas autoridades políticas do município e também do estado. Após a celebração religiosa, o prefeito cumprimentou as pessoas que prestigiavam a 292ª edição da festa.
Na 292° edição da festa, que é uma das mais tradicionais manifestações da tradição religiosa e cultural do interior do estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Campos, por meio de várias secretarias, montou uma estrutura que garantiu segurança com a Guarda Civil Municipal, transporte regular pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), assistência aos romeiros pelas equipes das Secretarias de Saúde e Turismo, entre outros serviços.
Foto: Júnior Marins
O prefeito Wladimir Garotinho ressaltou a importância histórica da festa. “Santo Amaro é tradição e eu faço questão participar, todos os anos, da missa e da festa em homenagem ao Padroeiro da Baixada. Que Santo Amaro possa abençoar nossos caminhos e toda a Baixada Campista. Como prefeito estou aqui representando o município e a Prefeitura ajuda tudo que é possível para que esse evento aconteça", falou Wladimir.
Foto: Júnior Marins
Fiéis de vários municípios aproveitaram o dia para fortalecer a fé e manter a tradição familiar. Para o bispo da Diocese de Campos, que destacou a devoção dos romeiros, o exemplo de Santo Amaro precisa ser seguido no dia a dia. “O importante é caminhar com fé. A experiência de Santo Amaro deixa um legado muito vivo ainda hoje, sendo um dos caminhos espirituais mais importantes que tem o Brasil e que nos mostra que, ao caminhar pela fé, a gente se conhece, conhece o outro e conhece à Deus. É uma experiência fundamental a da caminhada”, comentou Dom Roberto Frncisco, acrescentando: “Já a Cavalhada nos mostra, entre outras coisas, a importância da luta espiritual para derrotar o mal e também a importância da reconciliação, porque os cristãos e os mouros finalizam a encenação se abraçando".
CAMINHOS DA FÉ - O Caminho de Santo Amaro faz parte do Circuito Turístico Caminhos da Fé, que une o turismo e a tradição religiosa. O trecho de 40 quilômetros de distância entre o Centro e o distrito de Santo Amaro é cumprido por romeiros como reconhecimento e agradecimento por bênçãos recebidas. Este ano, para a 292ª edição da festa, a Secretaria de Turismo criou quatro pontos de apoio na RJ 216 (Campos-Farol), com distribuição de água e frutas, entre outros alimentos, aos fiéis durante a caminhada.
MAIS APOIO DA PREFEITURA
A Guarda Municipal, além de manter viaturas acompanhando os romeiros, montou um esquema especial de segurança no distrito. "A Guarda vem empenhando seu efetivo na mobilidade, na questão do trânsito e da segurança pública básica. Desde os primeiros dias de evento, nós estamos atuando para poder garantir a ordem, segurança e mobilidade. Destacamos com cerca de 70 servidores por dia para Santo Amaro, para que todos tivessem uma festa com tranquilidade”, contou o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino.
Foto: Júnior Marins
Muitas pessoas aproveitaram o ferido para trabalhar, segundo a Secretaria de Ordem Pública, que autorizou ambulantes para aturem em 70 barracas com venda de alimentos e artesanatos. "Uma festa com uma estrutura bem organizada, com serviços de limpeza, de saúde. Está tendo uma boa movimentação de pessoas. Trabalhei a noite inteira e vou ficar até o fim da festa, aproveitando o movimento”, afirmou Rogério de Oliveira, vendedor de água de coco.
Foto: Júnior Marins
Diversas secretarias direcionaram equipes e serviços para o distrito, durante a Festa de Santo Amaro. A Secretaria de Saúde disponibilizou equipes para aferir pressão e glicose e prestar atendimento aos romeiros nos quatro pontos de apoio na RJ 21, além de ambulâncias para acompanhar os fiéis na caminhada e fixas no distrito, durante toda a festa. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), garantiu, pela primeira vez, reforço no transporte de passageiros na Festa de Santo Amaro e fiscalização do cumprimento dos horários de ônibus e vans. Equipes da Vigilância Sanitária (Visa) fiscalizam, nesta quarta-feira (15), as condições dos alimentos comercializados na festa. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) deu apoio logístico para a realização dos shows dos cantores e bandas católicas. Ainda foram executados outros serviços por pastas operacionais, como a Limpeza e Iluminação Pública.