O Programa Saúde na Escola (PSE) de Campos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e pela Secretaria Municipal de Saúde, continua garantindo excelentes resultados para a rede municipal de ensino. O setor foi premiado na II Mostra de Práticas Exitosas do Estado do Rio de Janeiro - Biênio 2023/2024, realizada no Centro de Convenções SulAmérica (RJ), na última quinta-feira (16). O evento foi promovido pelas secretarias de Estado de Educação e de Saúde como ação de culminância do programa no âmbito estadual, visando reconhecer as boas práticas realizadas pelo PSE em todo o estado.
Durante o encontro, foram apresentados trabalhos exitosos, possibilitando a troca de experiências para promover o pleno desenvolvimento dos estudantes das escolas pactuadas. Também foram entregues certificados àqueles que alcançaram os melhores indicadores, como um reconhecimento do governo à excelência na execução e implantação dessa política intersetorial.
De acordo com o coordenador do PSE Campos, João Paulo de Oliveira, o município submeteu dois trabalhos. O primeiro trata do projeto “Tudo Bem Se Emocionar”, desenvolvido por psicólogas do PSE e por estagiários do Programa Primeira Chance lotados no PSE. Ele contempla o eixo de Saúde Mental e Promoção de Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos.
“O segundo é desenvolvido pela equipe de enfermagem do PSE em parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde: ‘Vacinação Itinerante nas Escolas e Creches’, que contempla o eixo de verificação e atualização vacinal, tendo sido o escolhido e premiado pelo Estado”, comentou João, que representou o secretário de Educação de Campos, Marcelo Feres.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, participou da Mostra e elogiou as ações executadas. “Nossos laços vão cada vez mais se fortalecer ao longo deste ano. Então, se nós mostrarmos aos prefeitos e ao governador que é possível realizarmos esse trabalho conjunto, tenho certeza de que mais investimento ocorrerá no próximo exercício, para que a gente possa dar mais atenção a essas crianças, aos jovens e adolescentes”, disse a secretária.
Segundo a coordenadora do PSE do Rio de Janeiro, Ana Carolina Tavares Vieira, a Mostra serve não somente para apresentar os melhores trabalhos, mas principalmente inspirar os municípios com planejamentos criativos, que vão atender à diversidade dos territórios.
“O PSE nunca vai conseguir trabalhar com uma fórmula pronta para a gente conseguir assistir nossos escolares e as suas famílias, mas que a gente consiga fazer planejamentos que sejam não só eficientes, mas que impactem a vida das pessoas. Campos dos Goytacazes foi um dos municípios premiados e, entre os 92 municípios, mostrou um trabalho muito exitoso. É mais um exemplo da potência que é a criatividade no planejamento estratégico. Tenho certeza de que essa premiação não só mostra o protagonismo de várias pessoas, mas valoriza um trabalho muito bem feito de quem entende a proposta do programa e sabe que impacta, de verdade, no desfecho e no futuro de muitas famílias. Então, parabéns a Campos e a todas as pessoas envolvidas”, afirmou Ana.
Para João Paulo, participar de um evento com representações do PSE de diversos municípios do RJ, é de extrema relevância. “Compartilhar práticas exitosas de educação em saúde é um importante estímulo para todos reverem suas práticas, visando sempre à formação integral do educando. A educação em saúde é uma ação fundamental para a promoção da saúde, pois ajuda a prevenir doenças, além de estimular o autocuidado. Também pode ajudar a formar multiplicadores e cuidadores, e empoderar os cidadãos para tomarem decisões importantes para sua vida”, lembrou.
Coordenador do PSE de Duque de Caxias há 17 anos, Mario Sérgio Souza destacou que o evento estimula os municípios a desenvolverem práticas mais exitosas dentro das suas realidades. “Após conhecermos trabalhos de outros municípios, que se desdobram para atender às demandas do programa, nós podemos fazer adequações da nossa realidade local e desenvolver metodologias aplicadas aos territórios para que possamos ter mais êxito nas nossas metas. Eu acredito no PSE como uma potente ferramenta de transformação social dos territórios”, disse.
A programação da II Mostra contou com mesas de debate e convidados, como o subsecretário Executivo da SEEDUC, Windson Maciel; representante da UNDIME, Manuela Alves; médico e professor Bernardo Barros, representante da Secretaria Estadual de Saúde; psicóloga e coordenadora da Coordenadoria de Gestão Intersetorial e Frequência Escolar da Subsecretaria de Gestão de Ensino, Thais Pacheco; enfermeira Thainá Freitas Chagas; entre outras atrações.
O Programa Saúde na Escola se propõe a tratar a saúde e a educação de forma integral, sendo parte de uma formação ampla para a cidadania, contemplando ações que englobam a saúde ambiental; a promoção da atividade física; a alimentação saudável e prevenção da obesidade; a promoção da cultura de paz e direitos humanos; a prevenção das violências e dos acidentes; a prevenção de doenças negligenciadas; a verificação da situação vacinal; a saúde sexual e reprodutiva; a prevenção do HIV/IST; a prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; a saúde bucal, auditiva e ocular; e a prevenção à Covid-19. O objetivo é contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica das redes públicas de ensino, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo de profissionais.