A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta terça-feira (21) a entrega de um veículo zero quilômetro e seis aparelhos de ar-condicionado à Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), instituição campista que presta serviços de proteção social especial para pessoas com deficiências e suas famílias. O carro e os equipamentos de climatização foram adquiridos através de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Chris Tonietto, que participou da cerimônia de entrega. O evento, que aconteceu na sede da Apape, contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, da subsecretária Grazielle Gonçalves, da presidente da Apape, Naira Peçanha, além de assistidos, seus familiares e funcionários da instituição.
A deputada Chris Tonietto, que já esteve na Apape em outra ocasião, falou da importância das parcerias para o fortalecimento do suporte às famílias com condições neurodivergentes ou atípicas.
“O trabalho que a Apape faz vai além de qualquer bem material. A entrega do carro e dos computadores vai ser muito boa para as atividades, conforto e deslocamento. Mas não é só isso, porque essa não é a única finalidade. Quando eu visito essa instituição, eu percebo algo a mais, que certamente é o amor que é empregado nas ações realizadas aqui. É um trabalho integrado entre as famílias, a Prefeitura, as equipes da Naira e a sociedade em prol dessas crianças e, sem dúvida, de quem cuida delas, que são suas mães”, disse a parlamentar.
A primeira-dama Tassiana Oliveira comemorou a entrega do carro e dos aparelhos de ar-condicionado. Durante o evento, ela falou que as emendas parlamentares, que são articuladas pelo prefeito Wladimir Garotinho, são de extrema importância para a população, mas em especial para os munícipes que mais precisam.
“Vivemos em uma cidade que tem uma extensão territorial muito grande, se tornando um desafio para todos nós, já que os recursos precisam estar em cada ponta do nosso município, sem distinção. Por isso, Wladimir vive indo a Brasília para buscar emendas como essa que foi enviada pela deputada Chris Tonietto. Isso é de uma grande importância para a gente, porque o carro e os materiais serão usados para fortalecer o trabalho da Apape, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento dos assistidos”, falou a primeira-dama.
À Apape, além do carro e dos aparelhos de ar-condicionado, serão entregues ainda seis computadores, seis mesas e seis cadeiras para computadores, três tendas, brinquedos e materiais sensoriais, e outros equipamentos que vão proporcionar o reforço do atendimento aos assistidos. O valor total é de cerca de R$ 200 mil, que foi intermediado pelo Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, reforçou a importância da parceria da Prefeitura com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), como a Apape.
“É gratificante ver de perto a Apape, que auxilia tantas famílias com crianças neuroatípicas, conquistando cada vez mais estrutura e proporcionando aos seus assistidos conforto e equipamentos que vão ajudar no desenvolvimento. A emenda da deputada Chris Tonietto se junta ao repasse que é feito às entidades socioassistenciais para fortalecimento do serviço ofertado. Para 2025, assim como no início do governo Wladimir Garotinho, tiveram um aumento de 10% na per capita”, ressaltou.
De acordo com a presidente da Apape, Naira Peçanha, o carro, que é o primeiro veículo oficial da instituição, vai servir para o deslocamento das equipes e dos assistidos nas atividades diárias.
“Nós precisamos sempre desse recurso para potencializar a parceria entre a Apape e o município. O carro foi um presente, porque nunca tivemos um veículo. Ele vem para dar conforto e suporte ao serviço social, à psicologia, para fazer visitas domiciliares, para a gente entender os agravos sociais que estão na família e para a gente mediar essa rede de apoio. Esse carro vai ser essa ponte de socorro de situação atípica interna para deslocar as famílias. Em seguida, vamos receber os equipamentos de tecnologia assistiva, porque as crianças verbais e não verbais, que não têm fala funcional e precisam se comunicar melhor, vão ter condição de aprimorar o aprendizado. O governo entregou esses materiais, como o carro e os aparelhos de ar-condicionado, no primeiro mês de 2025. Isso é bom demais, porque a gente começa o ano já com qualidade”, comemorou Naira.
“O que a Apape faz, enquanto equipe da Naira e mães, a cidade tinha que aplaudir de pé, porque não é para qualquer um. Mas eu tenho certeza que o amor está vivo no coração de cada um, para que a gente possa seguir acolhendo e ajudando essas crianças que precisam”, disse a subsecretária Grazielle Gonçalves.
Foto: Éder Souza
A Apape é uma das seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Prefeitura e está há 24 anos realizando esse tipo de atendimento na cidade. No âmbito da neurodiversidade, são atendidos cerca de 160 usuários com deficiência, entre meninos e meninas. Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe transdisciplinar, que inclui terapeutas, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e neuropsicólogos.
Sheila, mãe do Mateus, de 14 anos, também comemorou a entrega do carro e dos equipamentos. “Quando o Mateus entrou na Apape, ele era bem tímido, mas com o trabalho feito aqui e na escola, ele é um outro menino. Ele obteve o desenvolvimento cognitivo, conversa sem timidez e avançou bastante. Com o carro, as atividades vão ficar melhores, porque vai nos ajudar nas ações fora da Apape, naquilo que precisamos nos deslocar”, disse Shirlei de Oliveira Lima.