A obra de construção do drive-thru de vacinação, voltado para idosos e crianças atípicas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está na fase final de execução e promete trazer mais comodidade e segurança para esse público específico. Com 90% de conclusão, o espaço já conta com a pintura lúdica nas paredes, iniciada na última terça-feira (21), que visa tornar o ambiente mais acolhedor, especialmente para as crianças.
Localizado anexo à sede da SMS, o drive-thru integra o projeto do Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, que foi inaugurado em 9 de julho de 2024. A iniciativa foi pensada para atender de maneira especial e exclusiva idosos e crianças atípicas, proporcionando um processo de vacinação mais humanizado e acessível para esses grupos.
De acordo com o subsecretário de Infraestrutura e Operações da SMS, Genil Alves, que idealizou o projeto junto com a subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo, o espaço já passou por diversas melhorias estruturais. "A obra está em fase de acabamento, com 90% de conclusão, faltando instalar o ar-condicionado na cabine onde ficarão os profissionais, o que deve acontecer na nesta semana. Também estamos finalizando a pintura do meio-fio, as últimas intervenções na pintura artística das paredes e realizando a limpeza do local", afirmou Genil.
A obra contou com a reforma completa do piso, que recebeu a instalação de piso intertravado, e a reconstrução das paredes do local. Além disso, foi erguida a cabine onde ficarão as vacinas e os profissionais. Outro destaque foi a reformulação do portão de saída e a instalação de um novo portão para a entrada dos carros.
A artista Isabelle Caldas, responsável pela pintura lúdica do drive-thru e da parte externa do prédio do Departamento de Odontologia da SMS que também está em execução, explicou que o projeto artístico foi pensado para criar um ambiente acolhedor e atrativo. "A arte foi pensada para distrair as crianças, principalmente, e identificar que o drive-thru é um local destinado às pessoas com dificuldades de locomoção. As artes são inspiradas na natureza, e a ideia é trazer um cenário agradável, com elementos que remetam à natureza e ao público-alvo do espaço", explicou Isabelle.
Além disso, Isabelle menciona que a pintura na área odontológica da SMS também seguirá o conceito de natureza, mas com a inclusão de elementos típicos da odontologia, como escovas de dente e fios dentais.
Isabelle Caldas, que iniciou sua trajetória artística durante a pandemia, comentou sobre seus trabalhos. "Sempre gostei de arte, mas foi durante a pandemia que comecei a profissionalizar meu trabalho. Desde então, tenho feito diversas obras para a Secretaria de Saúde, incluindo o Centro de Saúde e o Hospital Geral de Guarus (HGG), na pediatria e na clínica médica", contou a artista.
Com a conclusão das obras e a finalização da pintura lúdica, o drive-thru de vacinação da SMS estará pronto para atender de forma mais humanizada os idosos e as crianças atípicas, reforçando o compromisso da atual gestão de cuidar de pessoas, garantindo a inclusão e acessibilidade aos serviços de saúde.