O Hospital Geral de Guarus (HGG) recebeu pela primeira vez, na quinta-feira (30), a visita do cão Zeus, da Guarda Civil Municipal de Campos. Ele percorreu a Clínica Pediátrica e a Clínica Médica levando alegria e admiração aos pacientes. Os pacientes interagiram com o animal, sorriram, tiraram fotos e viveram momentos de descontração em plena internação hospitalar. A visita foi uma iniciativa do Projeto Humanizar do HGG em comemoração ao Janeiro Branco, mês de promoção à saúde mental.
O paciente Emiraldo Rodrigues abriu sorrisos ao brincar com Zeus. Ele disse que jamais imaginou que sua internação no HGG poderia ser marcada por este momento. “Fui surpreendido porque nem sempre um animal reage bem perto de um humano e Zeus está de nota 10”, disse o paciente.
Edna Gonçalves, de 54 anos, se sentiu realizada com o momento. Ela está internada há 15 dias no hospital e, por isso, não tem contato com seus animais de estimação. “Estou triste por estar longe dos meus. Tenho um cachorro, um gato e um papagaio que me chama de vó. Portanto, ver o Zeus aqui hoje despertou toda minha alegria e memórias por esta interação com os animais. Eu amo”, disse.
As crianças internadas brincaram com Zeus e tiraram fotos, assim como os profissionais de saúde do HGG.
De acordo com a psicóloga do HGG, Márcia Ferrão, o objetivo da visita foi alcançado. “Ao trazê-lo ao HGG, pensamos no mês que conscientizamos sobre a importância da saúde mental. O nosso corpo e a nossa mente é uma instituição só. Ganhei o dia ao observar o sorriso de uma paciente que eu ainda não tinha visto sorrir. Saúde mental é isso. É estar junto e compartilhando os momentos”, contou Márcia.
A visita ao HGG foi acompanhada pelo superintende do hospital, médico Vitor Mussi, e pela diretora clínica, Luisa Barreto. “Estudos mostram que a interação com animais estimulam a produção de substâncias conhecidas como hormônios da felicidade que geram bem estar. Nos pacientes isso não é diferente, mas é ainda mais útil pois eles são, de certa forma, privados dessas sensações por estarem longe de casa, dos familiares e de seus animais de estimação”, avaliou Mussi.
Luisa Barreto acrescentou que Zeus passou por um rigoroso processo de higienização e possui todo acompanhamento de saúde animal em dia para que a visita não comprometa a saúde dos pacientes. “Ele é preparado também fisicamente para este tipo de ambiente. Foi uma visita de tranquilidade, que alterou a rotina hospitalar para melhor. A visita despertou sorrisos e olhares encantadores de pacientes e funcionários. Esses momentos são muito bem-vindos no ambiente hospitalar”, falou.
Sobre Zeus - Zeus pertence ao Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal de Campos (GCM). Ele tem três anos de vida e começou a ser treinado aos três meses. Por sua característica dócil, ele foi designado para a missão de aproximação social. “Ele leva carinho, amor e atenção para todos e o retorno dessas pessoas para o nosso trabalho é algo único, inexplicável por palavras. Quando chegamos com ele, vemos a tristeza das pessoas se transformar em alegria”, comemorou o coordenador social da GCM, Ítalo Augusto. Zeus foi acompanhado também pelos guardas municipais Solange Silveira e Carlos Alberto Lages. Além do HGG, Zeus visita regularmente o Hospital Ferreira Machado, outras instituições de saúde e escolas.